Orquídeas: muitas cores e perfumes

Exposição de orquídeas acontece até domingo na Floricultura Passo Verde, no Boqueirão. Plantas podem ser compradas com valores a partir de R$ 10

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

São muitas cores, espécies e tamanhos, mas com algo em comum: a beleza de uma orquídea. Todas essas nuances podem ser conhecidas na exposição que está sendo realizada na Floricultura Passo Verde, que fica no Boqueirão. Esta é a primeira vez que Claudia Berdian, proprietária da floricultura, promove uma exposição de orquídeas. Para isso, firmou uma parceria com o produtor Donato Seidel Júnior, de Corupá, Santa Catarina. Até domingo (12) cerca de 60 espécies podem ser conhecidas e adquiridas por valores a partir de R$ 10. Além de oferecer e expor as plantas, foram fechadas duas turmas com 80 integrantes cada para um curso sobre como cuidar de orquídeas.

“A procura pelas flores está sendo bastante grande. A orquídea é uma das flores mais procuradas, não somente para ter em casa, mas para presentear também”, comenta Claudia. Porém, a maioria das pessoas, ao adquirir a planta, indaga sobre os cuidados para manter a saúde e garantir a floração. Foi por isso a ideia de oferecer também o curso, que foi ministrado por Seidel. “Cada vez mais as pessoas gostam de cuidar de flores e querem ter flores em suas casas, mas na nossa região falta a cultura da adubação. A orquídea é uma planta de fácil manutenção, mas é preciso ter os cuidados básicos e a adubação faz parte deles”, explica Claudia.

Conforme Seidel, uma orquídea pode durar de 100 a 200 anos, se bem cuidada. “Nosso orquidário tem 106 anos e temos lá orquídeas que foram cultivadas pelo meu bisavô”, destaca. De acordo com ele, a longevidade se dá porque a planta está sempre produzindo bulbos novos, que garantem a perpetuação. Além disso, Seidel lembra que existem, no mundo, cerca de 35 mil espécies de orquídeas nativas, além de tantas outras híbridas. “No nosso orquidário temos umas 1.600 espécies. Para Passo Fundo trouxemos umas 800 plantas de 60 espécies diferentes”, salienta.

Evento anual
Depois da grande procura deste ano, a ideia de Claudia é tornar a exposição um evento anual. “Queremos criar o hábito da exposição. Tivemos nestes dias a visita de alguns orquidófilos que nos falaram que não tinham em Passo Fundo este serviço. Um dos clientes que veio falou que tem mais de 300 espécies”, argumenta Claudia. Com isso, pretendem transformar a exposição numa referência para quem gosta, cultiva ou quer comprar orquídeas.

Gostou? Compartilhe