Diabetes é tema do segundo dia da Jornada de Nutrição do HSVP

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

O segundo dia da 6ª Jornada de Nutrição Enteral e Parenteral do Planalto Médio, realizada pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, iniciou nesta sexta-feira (10), debatendo as atualidades no tratamento do diabetes. Ao total, 460 alunos e profissionais participam do maior evento de nutrição do sul do país. Durante o encontro, a nutricionista paranaense, Letícia Fuganti Campos, relatou os paradigmas da nutrição e o controle glicêmico. O tema também foi abordado pelo médico gastroenterologista e especialista em cirurgia bariátrica, Dr. Carlos Augusto Madalosso de Passo Fundo.

Segundo a nutricionista Letícia Fuganti, o controle glicêmico – quantidade de açúcar no sangue – é de extrema importância para evitar o diabetes. “A nutrição tem um papel fundamental no controle glicêmico. É o resultado dos alimentos que ingerimos que estabelece o bom controle glicêmico ou não, que por sua vez auxilia na ponderação do peso, o qual é fundamental para evitar e controlar o diabetes”, ressaltou a conferencista.

 

Para o cirurgião bariátrico, a cirurgia metabólica é hoje a única ferramenta definitiva, que acrescenta nas medidas tidas até hoje o controle eficaz das diabetes. “Quando comparamos os resultados de quem fez a cirurgia metabólica com aqueles que fizeram apenas o tratamento, podemos observar a diminuição da hemoglobina glicada em três pontos percentuais versus um ponto percentual para as demais modalidades. Com a redução da hemoglobina glicada, obtida com maior êxito pela cirurgia metabólica, se tem também a redução do diabetes”, enfatizou o cirurgião.

 

Nutrição e envelhecimento

A genética é fundamental para envelhecer com qualidade de vida, porém o estilo de vida adotado por cada um é a principal forma de se obter sucesso durante o envelhecimento. Foi com essa afirmação que a nutricionista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Raquel Milani El Kik, abriu a conferência “Nutrição e envelhecimento: como garantir a qualidade de vida daqueles que envelhecem”.

Segundo a profissional a nutrição é um dos campos em que se evidenciam os melhores benefícios para a saúde. “Vale ressaltar que a nutrição deve ser adequada durante toda a vida. Escolher alimentos saudáveis é uma opção que todos temos e ultimamente a mídia tem abordado de forma intensa informações a respeito. O nutricionista possui todas as ferramentas necessárias para orientar a população e seus pacientes e têm o desafio de aliar as evidências às formas que proporcionem prazer e satisfação, sem que seguir essas orientações seja um fardo”, destacou Raquel.

 

Expositores

A 6ª Jornada de Nutrição Enteral e Parenteral do Planalto Médio possui 22 expositores entre patrocinadores e apoiadores. As bancas, além de expor os produtos, viabilizaram a vinda da atualização científica para Passo Fundo, pólo regional em educação e saúde. “A partir desse apoio é que a jornada pôde ser concretizada. Lembrando sempre que essas parcerias são baseadas na ética profissional. A jornada é de extrema importância, pois traz profissionais de referência na área de terapia nutricional, que desenvolvem suas apresentações a partir de sua vasta experiência e evidências científicas”, destacou a nutricionista presidente do evento, Renata Vanz.

Gostou? Compartilhe