Cidade terá botoeiras para cegos nos principais cruzamentos da cidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Associação passo-fundense de Cegos (APACE) recebeu hoje, na Secretaria de Segurança, as primeiras orientações e uma demonstração de como funcionarão as botoeiras para deficientes visuais. Os equipamentos serão instalados nos próximos dias nos 5 principais  cruzamentos do centro de Passo Fundo, sendo 52 botoeiras no total.
O investimento das botoeiras foi concebido através de recursos oriundos de multas de trânsito do município. A instalação será feita por uma empresa terceirizada, que tem prazo até dia 26 de agosto para concluir o processo de no mínimo 28 equipamentos.]

O equipamento, que ficará ao lado do semáforo, funcionará com um texto em braile, som e também um texto normal ampliado para visão parcial. Ao acionar o botão do equipamento, o texto será anunciado e em seguida ele emitirá um sinal sonoro com duração de 11 segundos (tempo que o pedestre poderá levar para realizar a travessia); O som será emitido em todas as botoeiras do mesmo cruzamento, enquanto o sinal estiver verde para pedestres. Segundo a empresa, da meia noite às 6 horas, quando o sinal está em amarelo piscante, o sistema não funcionará, pois se trata de um sistema conjunto.

Fábio Fortes, secretário da Apace, disse que a iniciativa vai colaborar bastante com os deficientes visuais, já que eles utilizam diariamente esses cruzamentos.
A secretária de Segurança, Estelita Salton, conversou com todos os integrantes da Apace, pedindo sugestões para que todos possam utilizar o serviço e também de outras melhorias voltadas a este público. As botoeiras já foram instaladas em várias capitais do Brasil, trazendo resultados satisfatórios para os usuários.

Os seguintes cruzamentos terão o novo equipamento: Av. Brasil, esquina com a rua Teixeira Soares , Teixeira Soares com a Paissandu e Teixeira Soares com a Uruguai,  Av. Brasil com Sete de Setembro e Av. Brasil com Chicuta. Os canteiros da Avenida brasil também terão o equipamento instalado, já que o sinal será emitido em toda a travessia.

Assessoria PMPF

Gostou? Compartilhe