UPF prepara profissionais para atuarem em arqueologia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, por meio do Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), o curso Técnicas de Laboratório em Arqueologia. As atividades presenciais foram realizadas nesta segunda e terça-feira, 13 e 14 de agosto, pela manhã e à tarde, com participantes de diferentes municípios gaúchos e também de outros estados. O curso de extensão, ministrado pelo arqueólogo e mestre em história Fabricio J. Nazzari Vicroski e coordenado pelo professor Dr. Luiz Carlos Tau Golin, tem a duração de 40h. As atividades continuam a distância, até sexta-feira, 17 de agosto.

De acordo com Vicroski, a área de atuação para os profissionais capacitados em arqueologia está em expansão. “Hoje, a legislação vincula, para o licenciamento de um empreendimento, além dos estudos ambientais, pesquisas arqueológicas, históricas e culturais”, explicou. Devido a essa demanda, o arqueólogo destaca que há oportunidades de trabalho em todo o Brasil. “Esse tipo de trabalho deve ser realizado por um arqueólogo e uma equipe multidisciplinar. Onde há obras que necessitam de licenciamento, como rodovias, hidrelétricas, usinas de transmissão e loteamentos, há demanda por profissionais”, afirmou.

O curso inclui tópicos sobre Introdução à arqueologia pré-histórica do Rio Grande do Sul, acervos arqueológicos, higienização de acervos, procedimentos para documentação, documentação fotográfica e catalogação e acondicionamento de material arqueológico. Além da teoria, os participantes manusearam objetos de escavações e simularam os procedimentos abordados. “Essa é uma excelente oportunidade não só de aprender, mas de ter os objetos em mãos e utilizar as ferramentas”, afirmou a licenciada em História Candida Regina de Vargas Camargo. Para ela, a região de Passo Fundo, pela sua história, constitui um local em potencial para a realização de trabalhos arqueológicos.
A iniciativa tem por objetivo oferecer um contato inicial com acervos arqueológicos e as principais técnicas de laboratório em arqueologia. Essa é uma formação complementar para alunos de graduação e pós-graduação, além de proporcionar um conhecimento introdutório sobre a pré-história no Rio Grande do Sul e o contexto atual do desenvolvimento de pesquisas arqueológicas no Brasil.

Gostou? Compartilhe