Reportagens, artigos, entrevistas e outros estilos de texto jornalísticos foram o resultado do trabalho desenvolvido pela professora Maria Teresa Escobar Ferron em parceria com o projeto ON nas Escolas. A partir do acompanhamento das edições do jornal O Nacional e das aulas ministradas pela professora, os estudantes da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista escreveram seus próprios textos, levando em consideração a realidade que os cerca.
Com isso, eles produziram seis textos, que serão publicados no final do ano em uma edição especial que vai reunir as produções de todos os alunos envolvidos no projeto. O bom nível dos textos e a relevância dos temas são alguns dos aspectos que mais chamam a atenção. Os alunos buscaram descrever temas do cotidiano, como as obras que estão sendo realizadas para melhorias no distrito de Bela Vista, onde está a escola e onde moram. Também fizeram trabalhos sobre os assuntos que rodeiam o mundo dos jovens, como o meio ambiente, aniversário da escola e saúde.
Títulos
Conheça os títulos dos textos produzidos pelos alunos:
* Asfalto – sobre a obra de asfaltamento do acesso ao distrito de Bela Vista
* Meio Ambiente – sobre a questão do lixo na zona urbana
* Reciclar a consciência – sobre a questão do lixo na zona rural
* Escola – sobre o aniversário da escola
* A Saúde Humana no Brasil – sobre o atendimento público de saúde
* Jovens X vícios – sobre o uso de drogas entre a população jovem
Rede social
ON nas Escolas agora também está nas redes sociais. Quem quiser saber das novidades e acompanhar o material que já foi publicado durante o primeiro semestre desse ano pode curtir a página O Nacional nas Escolas no Facebook e conferir. Além da Linha do Tempo onde está tudo que foi veiculado no jornal, é possível deixar recados e fazer comentários.
Fábulas
A seguir, mais duas fábulas produzidas pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho, do bairro José Alexandre Zachia.
O cavalo e o porco
Um cavalo chamado Bob trabalhou o dia inteiro e, à noite, chegou cansado para comer. Mas, tinha um porco muito esfomeado que já havia comido toda a sua ração, porém não matou sua fome e decidiu comer a do Bob também. Quando o cavalo foi até o tacho, ele estava vazio. então, o animal foi dormir com fome e, no outro dia, foi trabalhar novamente. Mas, antes, falou:
- Seu porco esfomeado e guloso, você que comeu toda a minha comida? Além de tudo, você não faz nada, seu preguiçoso. E, eu, agora, tenho que ir trabalhar morrendo de fome.
Mas, o porco, além de tudo era cara de pau e respondeu:
- Que culpa eu tenho, olha o meu tamanho, aquele pouco de ração que ganho não mata a minha fome.
Moral: Quando alguns têm o olho maior do que a barriga, outros pagam o pato.
Luiz Henrique da Silva – 6º ano C
O leão e seus amigos
Certo dia um leão estava na floresta com seus amigos, entre eles, o tigre. Eles estavam tomando sorvete e apareceu a cabra com sua amiga cabrita. O tigre achou a cabrita tão bonita e foi olhar para ela e levou um grande tombo.
Mais tarde, vinha andando uma vaca que era namorada do tigre e a onça contou o que aconteceu. Nisso, todos os animais começaram a chamá-la de guampuda. Mas, constrangida com aquela situação, a vaca disse que não se importava porque eles nem eram namorados, que ela havia inventado tudo para não dizerem que ela estava sozinha.
Moral: O que os olhos não veem, o coração não sente.
Gabriele Nunes da Silva – 6º ano C