Nutrição e estética encerrou a 6ª Jornada de Nutrição

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 O  último dia da 6ª Jornada de Nutrição Enteral e Parenteral do Planalto Médio, realizada pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, foi marcada por três mesas redondas que destacaram nutrição infantil, disfagia e a relação da nutrição com estética e qualidade de vida. A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do HSVP é responsável pela organização do evento.

A fonoaudióloga do HSVP, Gabriela Mendonça e a nutricionista, Silvana Paiva fizeram parte da mesa redonda que abordou questões voltadas a disfagia. “Esse distúrbio é uma alteração na deglutição - no ato de engolir alimentos ou saliva - e pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos em patologias neurológicas, musculares ou oncológicas. Pode trazer sérias consequências à saúde como pneumonias aspirativas. Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias. Esse desvio pode ser facilitado também pelo envelhecimento natural das estruturas envolvidas na deglutição. Depois de identificar a disfagia e seu grau de gravidade, fazemos a orientação para a terapia nutricional adequada junto da equipe médica e nutricional”, detalhou Gabriela.


Nutrição, estética e qualidade de vida


Evidências do uso de suplementos nutricionais no esporte e atividade física também fizeram parte da 6ª Jornada de Nutrição. Nesta última década o hábito de praticar atividades físicas consolidou-se em boa parte da população. Aumentou a procura por academias e, paralelamente cresceu o mercado dos suplementos nutricionais, que estão estreitamente relacionados à musculação e outros esportes considerados de intensidade elevada. “É muito comum as pessoas adquirirem algum tipo de suplemento nutricional imediatamente após o início da prática de atividades físicas, muitas vezes sem orientação de um profissional da nutrição. Ao iniciar o consumo de um suplemento devem ser considerados fatores importantes como: necessidades específicas decorrentes de doenças prévias, novas demandas impostas pela atividade física e o objetivo da prática de atividades físicas - ganho ou perda de peso, por exemplo”, destacou a nutricionista Raquel Dias

Outro tema que a mesa redonda abordou foi a nutricosmética e sua utilização de forma segura. “A nutricosmética é caracterizada pela suplementação de nutrientes, que podem ser obtidos por meio de alimentos, mas que, com a correria do dia a dia não conseguimos consumir a quantidade necessária. Os nutricosméticos contêm vitaminas (principalmente A, C e E), minerais, flavonóides, aminoácidos, óleos essenciais, proteínas e outras substâncias antioxidantes associadas que combatem os radicais livres”, evidenciou a nutricionista Vanessa Ramos Kirsten.

A 6ª Jornada de Nutrição Enteral e Parenteral do Planalto Médio encerrou com sorteio de brindes entre os participantes e a divulgação dos trabalhos premiados, que foram expostos durante o evento.

 

Gostou? Compartilhe