Buscando a promoção da saúde através da produção e consumo de alimentos agroecológicos, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo realizou nesta semana, a oficina de alimentação saudável para multiplicadoras. A iniciativa foi promovida com o apoio de uma aluna do Curso de Nutrição, bolsista do Paidex (Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão da Universidade de Passo Fundo) na Cáritas. Trabalhando o tema “pratos coloridos”, fizeram parte do cardápio da oficina receitas de couve flor ao molho branco, polenta nutritiva, arroz quatro cores, panqueca de espinafre, lentilha, geleia natural de morango, suco de laranja com couve e saladas de alface, tomate, repolho roxo e cenoura.
Segundo Cíntia Gris, monitora da oficina, essa é uma importante maneira de difundir a alimentação saudável. “Esse momento, além de gerar um entrosamento e incentivar a participação, provoca que as mulheres repassem os aprendizados, para família, para o grupo a que pertencem, para as vizinhas ou amigas”, destaca a acadêmica. Sobre a utilização das cores na alimentação, Cíntia ressalta: “Muitas pessoas querem dicas simples de como se alimentar bem. Normalmente a gente diz que, quanto mais colorido for o seu prato, mais saudável ele é. Você tendo um prato com diversas cores você tem praticamente todos os nutrientes que seu corpo necessita”. Ela contabiliza que a oficina desta terça foi colorida por sete cores: branco, marrom, verde, amarelo, roxo, laranja e vermelho.
Para a participante Ivânia Wilhelm Rocha a oficina foi realmente muito boa. “Quando me falaram em fazer um arroz com quatro cores eu pensei: Meu Deus, vai ficar horrível! E, no fim, ficou ótimo”, avalia ela. Ivânia, que é recicladora associada da Recibela, analisa também que todas as receitas podem ser feitas em casa, com bastante facilidade e que todos os ingredientes são baratos e fáceis de encontrar.
A Cáritas prevê a realização de mais quatro oficinas para multiplicadoras na sede da entidade, uma a cada mês, até dezembro. Além destas, são realizadas oficinas diretamente nos grupos de famílias atendidas pelo PAA – Programa Aquisição de Alimentos da Conab, numa parceria da Cáritas com a Coonalter – Feira Ecológica. Nas próximas edições devem ser trabalhadas receitas pastosas, caldos e sopas; lanches; doces e pratos natalinos.
Oficina de alimentação saudável
· 1 min de leitura