Vida nova para a comunidade de Bela Vista

Quem precisa fazer o trecho diariamente ou várias vezes por semana comemora o novo acesso asfáltico que será concluído em outubro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A finalização do asfaltamento da estrada que dá acesso ao Distrito de Bela Vista, a partir da ERS-324,está prevista apenas para o início do mês de outubro. No entanto, a obra em andamento já facilita a vida de quem mora ou trabalha na comunidade. A professora Jaqueline de Quevedo e a filha Mariana de Quevedo moram na área urbana de Passo Fundo e diariamente vão até o Distrito de motocicleta. Para elas a diferença é percebida dia após dia.

A professora Jaqueline trabalha na Escola Municipal Bela Vista e vai até o Distrito de motocicleta com a filha Mariana, que estuda na mesma escola. Ela conta que já caiu na estrada em dias de chuva devido ao barro. “Algumas vezes era preciso pegar o ônibus de linha. Ele larga a gente no cruzamento da ERS-324 com a estrada que dá acesso ao distrito. De lá até a escola a caminhada é de aproximadamente 3,5 quilômetros”, conta.

Para quem mora no distrito e depende dos serviços oferecidos na cidade a situação também já é diferente. É o caso das professoras Rosmeri Ferrari, Maria Inês Tondo e Elisabete Ceolin. Toda semana elas precisam ir até a cidade duas ou três vezes. Apesar da mudança significativa já percebida, elas destacam que outras estradas ainda precisam receber melhorias para facilitar o trânsito do transporte escolar.

O comerciante Jaime Guarienti mora no Distrito de Bela Vista há 72 anos. Para ele, ter asfalto na frente de casa faz uma grande diferença. “Quem não gosta de sair na frente de casa e ter asfalto? Antes não dava nem para colocar roupa no varal por causa da poeira”, justifica. Ele, que também já foi produtor rural, conta que o transporte da produção também era prejudicado. “Carro e caminhão quebravam na estrada por causa dos buracos. Estamos há mais de 20 anos brigando pelo asfalto”, observa.

Estrada
De acordo com informações da Unidade de Gestão do BID, responsável pelas obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Passo Fundo, a previsão é de finalizar a obra até o início do mês de outubro. A estrada ainda não recebeu sinalização devido a obra não ter sido concluída. Após a sinalização ela terá uma sobra de aproximadamente meio metro de cada lado das pistas de rolagem, além de 12 refúgios de ônibus que podem ser usados em caso de emergência. Por ser uma estrada vicinal, ela não contará com acostamento.

Gostou? Compartilhe