A Operação Balada Segura foi oficialmente instituída em Passo Fundo durante o início da noite de quarta-feira (15). Na solenidade de lançamento do projeto no município estiveram presentes o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, o prefeito Airton Dipp, o comando da Brigada Militar e Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Polícia Rodoviária Federal.
Passo Fundo foi o oitavo município do Estado a receber a operação, que já foi instituída em Alegrete, Ijuí, Canoas, Esteio, Guaíba, Erechim e Porto Alegre. O lançamento da operação ocorreu em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, na área central da cidade.
De acordo com o presidente do Detran/RS, nos outros municípios em que a operação foi adotada, os índices de acidentes e embriaguez ao volante vêm diminuindo. “Quando iniciamos a segunda fase da operação em Porto Alegre, em setembro do ano passado, o índice de motoristas embriagados flagrados nas abordagens era de 11%. Em julho deste ano, o índice de autuações foi de 4%. Isso demonstra uma mudança de comportamento. É um caminho necessário para este tema. Não somos contra o lazer e a diversão, mas a mistura entre álcool e volante se torna uma mistura fatal”, disse.
Em Passo Fundo, no ano de 2011, 40 pessoas morreram em acidentes de trânsito, tanto na área urbana quanto nas rodovias. Segundo a delegada titular da Delegacia de Trânsito, Rafaela Weiler Bier, o município registra um número alto de motoristas flagrados conduzindo embriagados e causando acidentes. “Em geral, são quatro a cinco casos de prisões em flagrante por embriaguez por semana em Passo Fundo. É um índice muito alto, isto sem falar nos casos em que ocorrem acidentes mais graves com lesões e homicídios de trânsito. Tudo isto em função da combinação de direção e o álcool”,afirmou.
A matéria completa você confere nas edições digital e impressa de O Nacional.