Passo Fundo avança no Ideb em 2011

Índice desenvolvido pelo Inep mostra que algumas escolas do município estão com o Ideb bem acima das médias nacional e estadual

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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou neste mês de agosto os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil. Em Passo Fundo, a maior parte das metas projetadas para o ano de 2011 foram superadas. Apenas nas séries iniciais do ensino fundamental da rede estadual o índice registrado ficou abaixo da meta. Algumas escolas das redes estadual e municipal obtiveram um índice muito superior ao da média brasileira e estadual.

Nas redes estadual e municipal de Passo Fundo houve avanço em relação ao Ideb de 2009. A rede estadual alcançou Ideb de 5.0 nas séries iniciais do ensino fundamental e superou a meta projetada de 4.8. Nas séries finais o índice ficou abaixo da estimativa, alcançando 3.9 enquanto a meta era de 4.1. Na rede municipal o Ideb alcançado em 2011 pelas séries iniciais foi de 4.8, superando a meta de 4.7. Nas series finais, o índice foi de 4.4 enquanto a meta era de 4.1. A média alcançada pela rede publica é 4.9 em 2011 enquanto a meta projetada era de 4.8 para os anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais a média foi de 4.1 igualando a meta projetada. O site do Ideb não divulga o índice para o ensino médio nem de escolas privadas por município.

Adelino Pereira Simões supera metas

O ótimo desempenho dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Adelino Pereira Simões no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 é "devido ao envolvimento entre os professores e alunos no sentido de motivar que eles não precisam ser competitivos, mas sim, devem ser competentes em tudo o que fazem. A afirmação é do diretor Ruben Luft, que dirige a instituição localizada do Bairro Nonoai há seis anos e que nesta terça-feira (14) disse estar muito feliz com a divulgação dos resultados. O colégio obteve as maiores notas do município nas séries iniciais (6.7) e nas séries finais (5.1) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).  Nos anos iniciais a melhora foi de 18% em relação a avaliação realizada em 2009. Nos anos finais, a evolução foi maior: 29% em dois anos, quando os alunos da 8ª série receberam a nota 4.3. “Este resultado é fruto de um trabalho muito sério de todos os anos porque nenhuma professora faz milagre no ano em que acontece a avaliação. É todo um contexto, que vem desde o 1º ano. Nós nos preocupamos em motivar os alunos para experiências como a Prova Brasil acontecem durante toda a vida, porque eles ainda vão passar por outras avaliações, provas, concursos e seleções. Por isso é tão importante mostrar o lado positivo das coisas, para que eles desenvolvam todas as suas potencialidades. Nós, como escola, apenas indicamos os caminhos para que o aluno faça a diferença”, avalia o diretor.

 

A matéria completa você confere na edição impressa e digital de O Nacional.

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