O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo formou em julho a 4ª turma da Brigada de Incêndio. No total, 100 pessoas foram treinadas para fazer o enfrentamento a situações de emergência. O curso envolveu uma equipe multiprofissional formada pelo SESMT, enfermeiro da Elomed Renato Garcia e o Tenente José Fernando Sachetti do Corpo de Bombeiros.
O treinamento teve um total de 30 horas de aula teórico e prático, visando habilitar os integrantes técnica e taticamente na prevenção, combate e extinção de incêndios. Os encontros ocorreram no Centro de Apoio do HSVP, na sede campestre da Associação dos Funcionários do HSVP e na Empresa Liquigás.
A Brigada de Incêndio é uma organização interna, formada por funcionários treinados e preparados para atuarem com eficiência na prevenção e controle de focos de incêndios, salvamentos, primeiros socorros e no abandono de locais que possam oferecer riscos. “É grande a importância da implantação da Brigada de Incêndio nas empresas, pois além de proporcionar uma maior segurança aos seus ocupantes, minimizam as consequências de um eventual sinistro, possibilitando na maioria das vezes, um regresso as atividades normais em pouco tempo”, ressaltou a engenheira do SESMT, Joice Didone Santoro
Segundo ela, o principal objetivo dos treinamentos foi capacitar o HSVP com pessoal habilitado técnico e psicologicamente para extinguir princípios de incêndios, preparar os brigadistas para ações contra o pânico, visando proteger as pessoas que ocupam as instalações e os bens patrimoniais da empresa. “As quatro turmas de formandos tiveram experiências em situações simuladas através de exercícios similares a situações reais, que além de combater as chamas com a utilização de mangueiras e extintores de incêndio, efetuaram o resgate de vítimas e realizaram a proteção de pessoas durante o abando de edificações”, enfatizou.
Além das atividades de combate, os Brigadistas terão como principal função a prevenção contra sinistros, pois atuarão na verificação das condições dos equipamentos de combate a incêndio, nas condições das vias de escoamento de público, na vigilância das condições inseguras e atos inseguros nos locais, além de atender a qualquer chamado ou alarme de incêndio.
HSVP forma turma da Brigada de Incêndio
· 1 min de leitura