Leitura no Caminho completa um mês

Projeto que incentiva leitura nos ônibus em Passo Fundo, conquistou novos leitores e apoiadores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No último dia 25 de julho, o projeto Leitura no Caminho, que incentiva a leitura nos ônibus em Passo Fundo, completou um mês em atividade. Promovido pelo Instituto Roberto Pirovano Zanatta, com apoio da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, tem buscado incentivar a leitura em crianças, jovens e adultos através da disponibilização de livros, revistas e jornais nos ônibus da Codepas que fazem a linha Italac/UPF.

Diariamente, aproximadamente 1,2 mil pessoas circulam pela linha, sendo que muitos já utilizam o material impresso como forma de passar o tempo e adquirir conhecimento. A linha é a mais longa da Codepas e leva cerca de 1h30 para ser concluída. O projeto só é possível graças aos apoiadores. Recentemente a Italac, empresa de laticínios de Passo Fundo, entrou como mais nova apoiadora do projeto. Ela veio se juntar ao Boticário, Cia da Leitura e Produtécnica nesta parceria, através de incentivos financeiros para divulgação e compra de novos materiais de leitura.

Para o sócio proprietário da Produtécnica Comércio e Representações, Luiz Carlos Carvalho, o incentivo ao projeto é uma forma da empresa estar inserida na comunidade onde atua. “Desde sempre, buscamos incentivar toda e qualquer manifestação que venha a somar com a sociedade. A iniciativa do Instituto Roberto Zanatta é fantástica e certamente será um sucesso”, observa.

A Italac, além de pensar na comunidade que utiliza a linha, é parceira do projeto também como forma de oportunizar aos funcionários acesso a leitura de qualidade. Diariamente, aproximadamente 50 colaboradores da empresa utilizam a linha. “Acreditamos no projeto e em todos os benefícios que ele trará para a cidade”, observa Luciana de Barros, da Italac.
O formulador da Italac, Mauro Nascimento, de 29 anos, é um dos beneficiados com o projeto. Passando aproximadamente 30 minutos dentro do ônibus, ele aproveita o tempo para ler, em especial os jornais. Francie Xavier, de 25 anos, é outra beneficiada pelo projeto. Acondicionadora da Italac, ela aprova o projeto e vê benefícios futuros e grande chance do projeto dar certo em outras linhas da empresa.

A coordenadora do instituto, Raquel Pirovano, salienta a receptividade dos leitores, cobradores e motoristas. “Para nós foi uma agradável surpresa a rápida aceitação do projeto pela comunidade. Os livros, revistas e jornais estão sendo manuseados diariamente e todo o material está sendo muito bem cuidado”, destaca. Prova disso, são as novas parcerias conquistadas em apenas um mês de atividade, tudo acompanhado de perto pelo instituto. A coordenadora ainda destaca que o projeto está aberto para novas parcerias. A procura é tão grande que a rotatividade e reposição do material impresso, antes quinzenal, passou a ser feita semanalmente. Além disso, os passageiros da linha Italac/UPF podem desfrutar da companhia de escritores passo-fundenses em seu trajeto.

Gostou? Compartilhe