Tempo bom para os hortifrutigranjeiros

Temperaturas amenas permitem um aumento da produção de até 40% em relação ao inverno de 2011

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O inverno de temperaturas amenas tem beneficiado os hortigranjeiros de Passo Fundo. Sem a severidade do frio, as hortaliças têm as condições favoráveis para se desenvolverem. O resultado são oferta e qualidade maiores, além de um bom preço para o consumidor. De acordo com dados da Emater Municipal, o aumento da produção em relação ao mesmo período do ano passado chega a 40%.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater Ivan Guarienti a qualidade, principalmente das folhosas, é destaque.  “Essas temperaturas amenas têm sido altamente benéficas á horticultura em Passo Fundo. Temos à disposição alface, repolho, couve-flor, brócolis, rabanete, almeirão, chicória, agrião, cenoura e beterraba”, observa. As frutas cítricas como a laranja de umbigo e a valência também apresentam boa qualidade. Além da temperatura favorável, os açudes que estavam comprometidos no período de estiagem já apresentam uma recuperação satisfatória e garantem a irrigação das plantações.

Influência do frio

Quando as temperaturas são muito baixas, a produção não pode ser feita no campo, apenas em estufas. “Os hortigranjeiros em geral gostam de temperaturas entre 10ºC e 20ºC graus que são as melhores”, explica. Quando as temperaturas são muito baixas, a produção mesmo em ambiente protegidos sofre. “A alface, por exemplo, que ficaria pronta em 30 dias dentro de uma estufa demora 40 ou 45 dias quando as temperaturas são muito baixas. O tamanho também diminui”, esclarece Guarienti. Ele destaca que no ano passado, devido ao frio, a produção se concentrava em estufa. Neste período, com as temperaturas amenas os produtores rurais podem plantar no campo também.

Preços constantes
Os preços praticados na Feira do Produtor têm sido mantidos há mais de um ano. A alface que em épocas de muita produção é vendida a R$ 0,50 o pé, em épocas de menor oferta sobe para R$ 0,75. Um dos fatores que influencia na manutenção do preço é a tecnologia empregada nas propriedades. Várias possuem tuneis e estufas que permitem uma relativa estabilidade de produção durante o ano.

Gostou? Compartilhe