Final de semana será de calor

Temperatura do mês de agosto está sendo atípica e ficando acima da média

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A elevação da temperatura na tarde da última sexta-feira (17) ocorreu devido à entrada de um ar quente e seco, que trouxe também ventos quadrante Norte. E é esta massa de ar que deve influenciar o comportamento do clima durante o final de semana, que será de calor.

Conforme o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, as condições climáticas permanecem semelhantes até segunda-feira (20). “Teremos um sábado (18) com céu parcialmente nublado a nublado, temperatura mínima de 15ºC e máxima de 28ºC. No domingo (19) não deve ser diferente: parcialmente nublado a nublado”, explica Sampaio. As temperaturas também permanecem entre a mínima de 15ºC e a máxima de 28ºC. Para segunda-feira (20), as condições devem permanecer as mesmas de sábado e domingo.

De acordo com o observador, não é possível afirmar se ainda acontecerão dias frios, típicos de inverno. “O mês de agosto ainda é imprevisível, não dá para afirmar que não vai mais fazer frio, mas a temperaturas próximas a 5ºC não deveremos ter mais. Agosto vai se despedir com calor”, salienta. Sampaio lembra ainda que este ano as temperaturas de agosto tiveram um comportamento atípico, ficando 3,2 graus acima da média esperada. “A média é de 13,9ºC e está em 17,1ºC”. Porém, argumenta que em outros anos já havia acontecido de as temperaturas ficarem acima da média em agosto, “não é anormalidade, nem aquecimento global, já aconteceu em anos anteriores e também não é influência de fenômenos climáticos”, completa.

Chuvas

Até o final da tarde de sexta-feira, a chuva havia chegado na quantidade de 10 milímetros, cerca de 10% da média, que é de 187,8 milímetros.

Gostou? Compartilhe