O compartilhamento de uma mesma história é o que une uma comunidade. O passado em comum, as histórias passadas de geração em geração formam a identidade de um povo. As crenças, os festejos, as linguagens são marcas que permanecem por muito tempo. E é assim que surge o folclore, que surgem as lendas. Embora muitos não acreditem no conteúdo, ainda assim as lendas são contadas para os mais novos, permanecendo na memória e no imaginário dos povos.
Resgatar estas histórias, estas lendas que compõem o imaginário foi a tarefa dos professores do ensino fundamental do Colégio Salvatoriano Bom Conselho durante o primeiro semestre deste ano. Apresentar aos estudantes algumas principais lendas do Brasil teve um segundo objetivo, que começou a ser construído ainda no primeiro semestre e que terá seu melhor resultado apresentado no dia 31 de agosto. Nesta data, acontece o lançamento do CD onde os alunos cantam as lendas que aprenderam.
Mas para que se chegasse a este resultado um longo caminho foi percorrido. A proposta para o desenvolvimento deste projeto, intitulado de Projeto Musical Lendas do Brasil, foi da musicista Clarice de Castro, da Sonata Produções Culturais, com o objetivo de “resgatar e manter vivas estas lendas na memória das novas gerações”. A ligação da musicista com a questão da preservação do folclore e das lendas vem da convivência com seu pai, Pedro Ari Veríssimo da Fonseca, que atualmente é presidente do Instituto Histórico de Passo Fundo, membro da Academia Passo-fundense de Letras, da Academia de Medicina de Passo Fundo e do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul.
Segundo ele, é “o folclore que identifica toda a nação e marca a unidade de um povo”. De região para região do país, mudam os detalhes, mas a essência das lendas permanece a mesma, como Veríssimo da Fonseca exemplifica: “o culto ao boi nos folguedos populares do Brasil se estende a todas as unidades do Brasil. O maior evento de folclore do Brasil é o Boi-bumbá, anualmente festejado em Parintins, estado do Amazonas. No Rio Grande do Sul, ainda é cultuado em Encruzilhada do Sul e Osório, que eu sei. Em Passo Fundo ainda há remanescentes que participam do folguedo”.
Conforme o estudioso, a figura do boi no folclore é uma das mais presentes até hoje. “No Rio Grande do Sul, quem não conhece o Boi Barroso? E a lenda do boi das aspas de ouro, muito semelhante à lenda do Boi Espácio, no Nordeste?”, completa. Do folclore para as lendas, a relação é bastante estreita, pois o folclore é, muitas vezes, entendido como um conjunto de lendas e mitos. “Onde houve um grupamento humano, houve causos e acontecimentos que marcaram o grupo ou pelo heroísmo ou pelo amor. Nas lendas encontra-se a sublimação da mente humana, e constituem as mais belas páginas da literatura universal. Folclore e lendas são universais”, explica.
Neste contexto, estudar e preservar o folclore é a forma de conhecer o homem e investigar a mentalidade através do comportamento. “O folclore é a busca do conhecimento da cultura popular com maior amplitude. O folclore visa à defesa das tradições, assegurando-lhe a continuidade. É a sabedoria do povo. Folclore é o modo de ser da comunidade, é a expressão da cultura popular”, destaca.
Projeto Musical
Com base nestas idéias é que Clarice configurou o projeto. Dessa forma, o primeiro passo foi o aprendizado sobre o conteúdo de algumas das principais lendas brasileiras. Todos os estudantes do primeiro ao sexto ano participaram do projeto, sendo que cada turma ficou com uma lenda. Com auxílio dos professores, os alunos fizeram pesquisas sobre a lenda escolhida, quando tiveram o contato com o tema. A partir disso, foi realizada a exploração pedagógica de modo interdisciplinar, quando foram abordados os gêneros textuais, o conhecimento sobre os instrumentos musicais, a exploração do vocabulário, a recriação da lenda.
O passo seguinte foi apresentação das melodias e letras especialmente produzidas para as lendas selecionadas. Este trabalho foi realizado por Clarice e Michael Corrêa, também responsável pelos arranjos. Depois de muito ensaio e dedicação de alunos e professores, começou o processo de captação das vozes dos estudantes para mixagem e masterização e de fotos para a construção do livreto de apresentação do CD.
“O objetivo foi de que o conteúdo fosse transmitido de uma maneira gostosa e leve, permitindo o envolvimento total dos alunos, além de proporcionar uma integração interdisciplinar, porque enquanto a professora de Língua Portuguesa trabalhou, por exemplo, o texto da lenda, na educação musical foram trabalhados os instrumentos, as melodias”, explica Clarice. Agora, com o CD já pronto, começa uma segunda etapa do projeto: o reconhecimento dos timbres dos instrumentos utilizados nas composições, com uma abordagem sonora e literal, além do aprendizado dos diferentes estilos escolhidos, que representam a diversidade rítmica do nosso país, e a “troca” das lendas entre as turmas, o que irá ampliar o aproveitamento do projeto, pois todas as turmas poderão explorar o conteúdo musical, folclórico e literário incluso nas 13 lendas escolhidas.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Carina Tonieto, a interdisciplinaridade foi um dos aspectos mais importantes. “O Projeto Musical Lendas do Brasil, por meio de uma exploração pedagógica lúdica e divertida, busca tornar o aprendizado a respeito das lendas e da música, interessante e significativo”, destaca. Para ela, o projeto contribuirá para a valorização da cultura popular brasileira e “para o trabalho pedagógico efetivo com os diferentes gêneros textuais desde as séries iniciais e para a inserção de conteúdos de música no cotidiano escolar de forma interdisciplinar, explorando o contexto de produção musical, assim como inserindo os educandos em práticas de musicalização”, completa.
Conforme Veríssimo da Fonseca, musicalizar as lendas aproxima o tema da linguagem das crianças. “A criança quer movimento, quer interagir, e este trabalho vem ao encontro desta necessidade. Musicalizando as lendas nos aproximamos de sua linguagem e elas se tornam criadoras, personagens e donas da obras, criando um vínculo afetivo com as nossas raízes, nosso folclore”, afirma.
As lendas
Para a composição do CD, foram escolhidas as lendas da Cuca, do Saci Pererê, do Negrinho do Pastoreio, do Curupira, do Caipora, da Gralha Azul, do Boitatá, do Vaqueiro Misterioso, da Erva Mate, do Uirapuru, da Vitória Régia, do Boi das Aspas de Ouro e do João de Barro. As 13 histórias serão contadas em forma de música, gravadas com a voz dos alunos.