CRAS: referência para mudar de vida

6,7 mil famílias cadastradas nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) recebem apoio e acompanhamento para melhorar a qualidade de vida

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é a “Casa da Família”. É o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais. Passo Fundo possui quatro unidades instaladas nos bairros São José, Planaltina, Professor Schisler e Vera Cruz. Os centros executam a proteção social básica à população em situação de vulnerabilidade social. As unidades são descentralizadas para ampliar o alcance dos serviços facilitando na identificação e atendimento das famílias que não conseguem acessar os serviços públicos. Além do serviço de proteção básica, o CRAS promove atividades que visam a orientação e o fortalecimento do convívio sócio-familiar, como ofertas de oficinas e cursos de capacitação.

Segundo o secretário de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Adriano José da Silva, os principais motivos que levaram o município instalar os CRAS são a descentralização do atendimento da assistência social, levando os serviços mais perto da população e a universalização do acesso a assistência social por meio do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “O objetivo do CRAS é a manutenção dos vínculos comunitários, familiares e afetivos, dos usuários, fazendo com que os CRAS sejam efetivamente a Casa da Família”, frisou Silva.

Com a implantação das unidades em Passo Fundo, a assistência social ficou mais próxima da comunidade e alcançou a população que realmente necessita dos serviços. “Os CRAS passaram a ser referência. Os usuários sentem-se acolhidos. Existem serviços e atividades para que eles se sintam parte da comunidade”, disse o secretário.
O município não prevê a criação de novos CRAS porque ele está atendendo o que foi pactuado na adesão do SUAS, mas estima implantar um CRAS itinerante para atender todos os bairros.

O que é o CRAS?
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. O CRAS é o lugar que possibilita o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Atividades desenvolvidas:

- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
- Orientação Sociofamiliar;
- Acolhimento, orientação, entrevista, encaminhamentos e acompanhamentos diversos;
- Realização de palestras, campanhas socioeducativas, atividades comunitárias;
- Atendimento às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e Benefícios de Prestação Continuada (BPC);
- Encaminhamentos as demais políticas públicas de direito;
- Espaço de Convivência para crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência;
- Oficinas socioeducativas;
- Realização e encaminhamentos para oficinas ou cursos profissionalizantes;
- Encaminhamento e articulação com a rede socioassistencial (saúde, educação, habitação, entre outros).

Horário de Atendimento:
Manhã: 8h às 12h
Tarde: 13h às 17h

Investimentos:

Entre recursos próprios do orçamento municipal e do governo federa foram investidos aproximadamente R$ 300 mil, em reformas, reestruturação de espaço físico, mobiliários e equipamentos.

Matéria completa na edição impressa de O Nacional

Gostou? Compartilhe