Técnicos que trabalham na perfuração do poço das águas termais da Roselândia devem reinstalar o equipamento que vai bombear a água do Aquífero Guarani até a superfície, a partir desta quarta-feira. A bomba foi danificada pela areia depositada no aquífero e foi encaminhada a São Paulo para o conserto. Ela será instalada a 380 metros de profundidade e o trabalho deve se estender até sábado. Após este processo, um técnico do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) deverá ser acionado para verificar a temperatura e vazão da água para obtenção do alvará de lavra para explorar esta riqueza natural.
O presidente da Fundação Zoobotânica Cultural e de Turismo Roselândia (Funzoctur), Antonio Augusto Reveilleau, informou que a bomba deveria estar instalada há quase 60 dias, mas ela apresentou um problema e teve que ser retirada e encaminhada para conserto em São Paulo. “O poço tem 936 metros de profundidade e a água sobe naturalmente até os 300 metros, a partir deste ponto é necessário um sistema de bombeamento até a superfície”, disse. Os técnicos fazem a limpeza do poço para evitar que a areia do Aqüífero Guarani volte a danificar a bomba.
O presidente da Funzoctur explicou que uma medição feita em junho do ano passado, quando o poço terminou de ser perfurado, apontou que a temperatura da água é de aproximadamente 40ºC, indicando que ela pode ser considerada termal.
Com a instalação da bomba e seu perfeito funcionamento será agendada uma visita com um técnico do DNPM para verificação da temperatura e da vazão da água para obtenção do alvará de lavra. Após a obtenção desta licença, os investidores deverão apresentar um projeto para construção do balneário de águas termais.
Relembre o caso
O projeto do Parque de Águas Termais da Roselândia é uma parceria entre o poder público municipal e a iniciativa privada. Em 2010, um protocolo de intenções foi assinado entre as partes para a implantação de um Parque Público de Águas Termais. Através do protocolo foi possível realizar o processo de formalização da empresa DFA Empreendimentos Ltda, para a construção de um parque hidromineral. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 2 milhões. A perfuração iniciou no dia 18 de maio de 2011 e foi concluída em 17 de junho de 2011.
Técnicos reinstalam bomba no poço de águas termais
· 1 min de leitura