Em seus 94 anos de história, imbuído da filosofia de melhor atender os pacientes, o Hospital São Vicente de Paulo tem a preocupação de reduzir as filas de espera por um transplante e de salvar vidas através da doação de órgãos e tecidos. No dia 15 de agosto, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e a Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), reuniram-se para avaliar estratégias que estimulem o aumento do número de captações de órgãos no hospital.
O grupo de profissionais que faz parte da comissão identificou alguns pontos que dificultam a doação. Um exemplo ainda é a falta de informação para todos os profissionais de todas as unidades de internação, Centros de Tratamento Intensivo (CTI’s) e Emergência, especialmente. Para sanar essa lacuna ficou acertado de intensificar treinamentos internos.
A reunião contou ainda com a participação do administrador Ilário De David, que disse estar feliz por contar com um grupo comprometido com a doação de órgãos, que se prontifica a dar suporte durante 24 horas por dia para a captação. Para o mês de setembro, o HSVP realizará uma forte campanha interna para transmitir informações técnicas e importantes sobre o processo da captação de órgãos. "Vamos fortalecer nossa campanha permanente de doação e trabalhar juntos para conscientizar o público interno e aumentar as captações", enfatizou o administrador. Com este propósito, a CIHDOTT e a OPO irão desenvolver em setembro um cronograma de palestras internas para os funcionários, que abordam a doação e transplantes de córneas, fígado, rim e tecido ósseo. Este será o enfoque do Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro.
Campanha de conscientização para doação de órgãos
· 1 min de leitura