Projeto busca fomentar e qualificar a cultura na região

Circuito Cultural UPF foi apresentado nesta quarta-feira, dia 22/08, a contadores e representantes da imprensa

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Toda a comunidade está convidada a ser parceira de um projeto que pretende estimular e qualificar ainda mais a cultura na região. Trata-se do Circuito Cultural UPF, apresentado a contadores e representantes da imprensa nesta quarta-feira, dia 22 de agosto. A iniciativa, aprovada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura, permite o abatimento do Imposto de Renda da pessoa física ou jurídica, no valor integral das doações realizadas. A intenção é subsidiar o desenvolvimento de práticas e formações artístico-culturais, incentivando e ampliando a inclusão social das comunidades, em especial, daquelas de maior vulnerabilidade social.

O projeto vai funcionar da seguinte maneira: as pessoas físicas que fazem declaração completa poderão deduzir do imposto de renda devido os valores efetivamente despendidos até o limite de 6% e as pessoas jurídicas, tributadas com base no lucro real, poderão deduzir, a título de incentivo fiscal, 4% do imposto devido, sem o adicional. Dessa maneira o imposto de renda poderá ser revertido em projetos sociais que desenvolverão oficinas e apresentações de danças, música vocal, música instrumental, expressão corporal e técnicas artísticas, mediados pelos grupos artísticos da instituição, que são: Núcleo Suzuki, Coral, Grupo Étnico, Orquestra de Câmara, Grupo de Dança, Grupo de Percussão, Musicografia Braile e Música Brasileira e Jazz.

O reitor José Carlos Carles de Souza enfatizou durante o lançamento que Passo Fundo é um município que tem forte ligação com a cultura em vários momentos e espaços. “Sabemos que não é possível trabalhar com cultura sem recursos, por isso, estamos propondo que todos os cidadãos e empresas sejam nossos parceiros nesse projeto”, afirmou. O reitor esclareceu que os recursos arrecadados e administrados pela UPF serão utilizados somente para manter os grupos culturais fortalecidos e desenvolver iniciativas de destaque no cenário cultural da comunidade.

A pasta responsável pelo encaminhamento e execução do projeto é a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. A vice-reitora Bernadete Dalmolin também destacou a importância do momento. “Os grupos culturais há vários anos já desenvolvem um trabalho junto aos acadêmicos e comunidade. Agora buscamos envolver outros sujeitos por meio de ações educativas e oficinas”, reiterou. A professora lembrou que cada um que destinar parte do seu imposto para ampliar possibilidades junto aos jovens na região estará exercendo a cidadania de uma maneira mais ampla e consciente. A vice-reitora de Graduação Neusa Henriques Rocha e o presidente do Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contabilistas de Passo Fundo Ricardo Chiodelli também participaram do lançamento do projeto. O Núcleo Suzuki de Violinos abrilhantou o evento.

Ações em mais de 30 municípios
O representante do projeto na UPF professor Rodrigo da Luz lembrou que a ideia do Circuito Cultural nasceu em 2011 e, a partir deste ano, com a aprovação, houve o encaminhamento efetivo do projeto, visando captar recursos. Conforme ele, as atividades a serem desenvolvidas devem beneficiar 36 municípios da região de abrangência da UPF. Já o auditor fiscal da Receita Federal Marlon Moraes pontuou que quanto mais pessoas tomarem consciência sobre a possibilidade de participação, mais projetos e pessoas poderão ser beneficiados localmente, já que inevitavelmente haveria pagamento dos tributos à União.

Como é feita a doação?

O valor da doação deve ser realizado como depósito identificado (CPF ou CNPJ) em conta específica, autorizada pelo Ministério da Cultura a receber os incentivos fiscais.
Conta para depósito
Banco do Brasil
Agência: 92-2
Conta corrente: 28.826-8
CNPJ da FUPF – 92.034.321/0001-25

Confira todas as informações sobre o projeto acessando o site
http://www.upf.br/circuitocultural.

Gostou? Compartilhe