Sede do Batalhão Ambiental é modelo para outras unidades no Estado

3ª Batalhão Ambiental oferece a partir de agora uma estrutura adequada para seu efetivo e para desenvolver atividades de educação ambiental e treinamentos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Conhecido como braço verde da Brigada Militar, o 3ª Batalhão da Brigada Militar finalmente inaugurou sua sede. A cerimônia de inauguração foi realizada na tarde de ontem (23), em frente ao prédio, na rua Sargento Jerônimo Airton dos Santos, nº 123,  fundos do quartel do 3º RPMon. O governador Tarso Genro, o vice-governador Beto Grill e o comandante-geral da Brigada Militar, Cel. Sérgio Roberto de Abreu estavam entre as autoridades presentes na inauguração. Durante a cerimônia, personalidades e instituições receberam a distinção Comenda Ambiental pelo trabalho de proteção aos recursos naturais e no apoio às atividades do policiamento do meio ambiente.
O investimento foi de aproximadamente R$ 550 mil. O prédio foi construído com muito esforço por meio do apoio da Prefeitura de Passo Fundo, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Consepro, Ministério Público, Ibama, Poder Judiciário e empresas que fizeram doações. A sede foi construída com mão-de-obra de servidores da Brigada Militar. A estrutura do prédio foi planejada para reaproveitar a água das chuvas e a luz artificial. O batalhão também preservará a mata nativa e um córrego da bacia do Alto Jacuí localizados atrás da sede.

A sede da 1ª Companhia Ambiental está instalada no primeiro andar e o comando do Batalhão está no segundo pavimento. No terceiro andar estão os alojamentos e as salas de aula para atividades ambientais envolvendo estudantes e funcionários de empresas. O prédio também possui uma garagem para guardar as viaturas, barcos e o material apreendido durante as operações.

O Batalhão Ambiental abrange 238 municípios distribuídos nas regiões da fronteira, norte e serra. O efetivo conta com aproximadamente 150 policiais. Segundo o comandante do 3º Batalhão Ambiental, major Eliel de Souza Roque, a sede será referência para a comunidade de Passo Fundo e região. “A polícia ambiental da Brigada Militar terá uma identidade e aqui será uma referência para as pessoas buscarem orientações. Vamos desenvolver da melhor forma nossas atividades, porque teremos um espaço adequado para qualificar nossos serviços na proteção do meio ambiente. Poderemos promover atividades de educação ambiental, oferecer alojamento para o efetivo, fazer cursos e treinamentos”, disse o major Eliel.

No Estado existem três Batalhões Ambientais. Um está localizado em Santa Maria, outro em Xangri-Lá e agora um em Passo Fundo. O comandante-geral da Brigada Militar, Cel. Sérgio Roberto de Abreu, frisou que a sede traz uma melhor estrutura para a região Norte do Estado e o prédio é modelo de engenharia para as outras unidades do Estado. “Ele possui estrutura de acessibilidade, reaproveitamento das águas e da iluminação artificial. Um exemplo de trabalho ecológico que deve partir daquele que fiscaliza”, frisou o comandante geral. O vice-governador do Estado enfatizou que este é o compromisso do Estado. “Temos o compromisso com a qualidade de vida, desenvolvimento e sustentabilidade. Esta nova sede é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de um bom trabalho”, enfatizou o vice-governador.

Gostou? Compartilhe