Território da Paz promove evento para mulheres

Debate foi feito em torno da violência doméstica, sofrida por muitas mulheres diariamente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A comunidade do bairro Jaboticabal recebeu nesta terça-feira, a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Márcia Santana, que esteve em Passo Fundo participando do processo de interiorização do estado.

O encontro, denominado o primeiro encontro de mulheres com a temática “Desenvolvimento Comunitário na Perspectiva de Gênero no Território da Paz”, discutiu principalmente o tema da violência doméstica, sofrida por muitas mulheres diariamente. Representantes do projeto Mulheres da Paz, instalado nos bairros José Alexandre Zácchia e  Integração, através do Território da Paz, discutiram ao longo da tarde sobre as ações de mediação de conflitos e também os novos projetos da prefeitura municipal em relação aos direitos das mulheres, realizados pelas coordenadorias da Mulher e Igualdade Racial e as secretarias de Cidadania e Assistência Social e de Segurança, com a criação do Território da Paz.

Segundo Alessandra Moreira, coordenadora da Coordenadoria da Mulher, esses dois bairros, por serem os mais distantes da cidade, sofrem muito com conflitos e violência de várias maneiras, e para isso, se formou o Território da Paz em 2012, que atua com as Mulheres da Paz, que fazem diariamente a mediação de todos os problemas enfrentados pelos moradores.

Márcia Santana, secretária estadual de Políticas para Mulheres, relatou às mulheres presentes no encontro, a situação em que vivem milhares de mulheres no estado, lembrando que, somente na última semana, 10 mulheres foram assassinadas pelos seus companheiros no RS, porque não buscaram ajuda. “Esse tema ainda será muito discutido por todas nós, que queremos livrar as mulheres dessa condição lastimável. Queremos ajudar a cada mulher que sofre com violência, a tomar um rumo diferente em suas vidas. O estado possui inúmeros projetos relativos à esta questão, como a capacitação para o enfrentamento à violência, junto com o governo federal, os territórios da Paz, as delegacias da Mulher, que já são 16 no Estado e também a qualificação da rede de atendimento”, concluiu.

A comunidade entregou à secretária, um documento com todas as demandas do Território da Paz de Passo Fundo, que será entregue em mãos ao secretário estadual de Segurança Pública, onde as medidas de aperfeiçoamento dos projetos serão tomadas.

Gostou? Compartilhe