Balcão do Consumidor da UPF recebe recursos do governo estadual

Parceria foi firmada nesta quinta-feira (23/08) em evento da Interiorização do governo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto de Interiorização é um dos instrumentos do sistema de participação cidadã do governo do Rio Grande do Sul. A cada mês, o governo desloca o seu eixo político-administrativo para uma determinada cidade, apresentando ações e projetos e discutindo as principais demandas regionais. Nesta quinta-feira (23/08) o governador Tarso Genro, juntamente com os secretários estaduais, esteve em Passo Fundo para cumprir uma agenda extensa de atividades. Entre as ações, o chefe do executivo gaúcho assinou uma importante parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), investindo R$ 100 mil no projeto Balcão do Consumidor, desenvolvido pela Faculdade de Direito da instituição.

O projeto, apresentado ao Procon-RS e aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos do Consumidor, prevê diversas ações de educação para o consumo. A verba irá auxiliar na realização de palestras, seminários e encontros entre Procons municipais, além da distribuição de cartilhas informativas e a realização de pesquisas e treinamentos na área.

Presente no encontro, o reitor da UPF José Carlos Carles de Souza ressaltou a credibilidade das ações desenvolvidas pela instituição. “Mais uma vez nossos projetos são contemplados pelo Governo do Estado com verbas públicas, para que possamos impulsionar cada vez mais as nossas iniciativas. Isso representa o reconhecimento do poder público ao trabalho realizado, não apenas internamente, mas envolvendo toda a comunidade, empresários, aspectos e espaços de desenvolvimento da nossa região”, destacou o professor José Carlos.

Para o governador, a interiorização é utilizada como uma ferramenta de trabalho do governo, atuando de forma participativa e próxima à comunidade. “Existem vários mecanismos para que os cidadãos gaúchos possam participar e controlar nossas ações. Aqui estiveram secretários de governos, prefeitos e lideranças, com o objetivo de cumprir uma agenda de trabalho, de forma direta, para que a comunidade saiba o que está sendo feito pelo governo na sua região”, destacou. Em seu pronunciamento, o governador também pontuou a relevância de Passo Fundo para o Estado e para o Brasil, principalmente pelas empresas e instituições que atuam em parceria com o governo, como a UPF.

Parcerias pela qualidade de vida

A pasta responsável pela parceria com o Balcão do Consumidor é a de Justiça e Direitos Humanos. Para o secretário Fabiano Pereira, essas ações buscam qualificar a vida de todo o cidadão gaúcho e, principalmente, daqueles que não têm acesso às informações. “Temos muito orgulho em participar ativamente das ações do Procon, por meio desta pasta. Diante das dificuldades que as pessoas têm enfrentado, principalmente com as questões de telefonia, projetos como os que são desenvolvidas pela UPF são fundamentais. Por isso o nosso objetivo é turbinar ainda mais o trabalho feito pelo Balcão do Consumidor para que a equipe possa viajar pela região, levando orientações, informações para que a qualidade de vida seja cada vez melhor”, frisou.

Cristiano Aquino, coordenador estadual do Procon, destacou a importância do primeiro convênio assinado pelo órgão. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela UPF precisa ser potencializado para que atenda uma demanda cada vez mais crescente. “O recurso vai potencializar as ações que já existem, fortalecendo essa rede de educação para o consumo, levando informação e consciência ao consumidor. Este é o primeiro convênio assinado pelo Procon Estadual e inaugura um momento novo de uma forma bastante significativa”, observou o coordenador.

O evento também foi uma oportunidade para que os secretários estaduais anunciassem os investimentos, melhorias e projetos em cada área. Os professores, coordenadores do Balcão do Consumidor, Rogério Silva e Liton Lanes Pilau Sobrinho também estiveram no evento, assim como o prefeito Airton Dipp.

Gostou? Compartilhe