O XI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo encerrou no último sábado (25). No palco do circo da cultura foram nove dias de belas apresentações de 1.766 artistas que encantaram o público passofundense e regional. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) participou da festividade, através do atendimento de saúde e medicação destinada aos folcloristas. Próximo aos camarins, o HSVP disponibilizou um consultório com equipe de enfermagem para prestar cuidados básicos e, caso houvesse necessidade, auxiliar nos primeiros socorros. Os alunos e professores do curso Técnico de Enfermagem da Escola de Educação Profissional São Vicente realizaram 236 atendimentos durante o evento.
Uma experiência marcante para os alunos e muito útil para os artistas, pois longe de casa, a equipe do HSVP cuidou dos calos, verificou a pressão arterial e a glicemia. “Uma experiência muito rica para os alunos e professores. Além da troca de informações, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da profissão. Foram diversos os atendimentos, mas a maioria veio em busca de curativos para os pés, dores de cabeça e garganta e algumas indisposições gastrointestinais”, comentou a diretora da Escola, Silvana Comiran.
O HSVP recebeu e deu suporte médico a um boliviano que sentiu dores abdominais e a um chileno com hipoglicemia. Os dois foram atendidos pela equipe da Emergência da instituição e liberados após exames. Colaborar para o sucesso do XI Festival Internacional de Folclore foi o mesmo que bem atender a toda população da região e do município, pois estava expresso no olhar a grande alegria de todos em ver de volta a Passo Fundo, uma das mais belas e ricas manifestações culturais.
HSVP realizou 236 atendimentos aos folcloristas
· 1 min de leitura