Não é de hoje que sabemos o quanto a leitura é importante na formação do sujeito e, através do jornal, veículo importante de informação, podemos disponibilizar aos alunos que fiquem por dentro dos fatos que acontecem no seu bairro, na cidade, no estado, no país e no mundo. Assim, através do Projeto ON nas Escolas, vi uma possibilidade de aproximar ainda mais os meus alunos do mundo letrado, ou seja, compreendendo que tudo o que acontece no mundo pode ser transformado em notícia, principalmente, se for algo interessante ou extraordinário.
Sem dúvida, o jornal é material riquíssimo e enriquecedor, porque amplia os conhecimentos dos educandos através de texto, de imagem, de fatos, de comunicação, de vida cotidiana! Incluir o jornal na escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem. Além de ler, interpretar, reescrever notícias, a lista de atividades que podem ser realizadas é infinita, bastando ao professor permitir que o projeto seja criativo! Dentre os textos que podem ser trabalhados existem inúmeras possibilidades, mas o mais interessante é que as escolhas obedeçam ao interesse do público-alvo do projeto. Por isso, em primeiro lugar é preciso disponibilizar aos estudantes edições de vários jornais, em todos os dias da semana, para que eles percebam como as notícias se organizam, em seções ou editorias, e conheçam os cadernos especiais veiculados. Assim, eles podem conhecer um pouco o perfil do jornal e reconhecer que tipo de notícia mais lhe atrai. Alguns estudantes preferem ler a página de esportes, outros leem as manchetes policiais e, as meninas, sobretudo, as notícias ligadas ao comportamento, como moda e também o horóscopo.
Para criar uma sistemática de trabalho que partisse da leitura para a produção textual, organizei as aulas da seguinte forma: primeiro, os alunos estudaram a função de um jornal e as informações que podemos encontrar na capa e na sobrecapa. Depois, eles leram várias notícias e discutiram a importância da manchete para despertar o interesse do público leitor. É imprescindível nesse momento, usar a criatividade para que a prática de leitura de notícias não se torne chata e longa demais. O professor deve escolher notícias curtas e, a partir delas, ensinar a função do que, em linguagem jornalística, chamam de lide (lead). Através dele, os estudantes se tornam capazes de identificar as informações básicas do fato, respondendo às perguntas: o quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Também é importante esclarecer que estas não são as únicas informações que o jornalista busca, mas para fins de estudo em sala de aula, é proveitoso partir delas.
Produzindo os textos
Para tornar o trabalho mais divertido, os alunos praticaram a produção de texto, a partir de manchetes e com a definição do lide através de atividades como a produção de um Jornal Mural e a encenação de um Jornal Falado, em que os alunos brincaram de ser Willian Bonner e Patrícia Poeta. Assim, e através da leitura e interpretação de vários textos, os estudantes puderam perceber as características do gênero textual notícia e se tornaram capazes de produzirem seus primeiros textos. Além disso, as tarefas relacionadas ao estudo de Gramática, conteúdo previsto para as aulas de Língua Portuguesa, também foram realizadas a partir dos textos encontrados em jornais, especificamente, nas edições de O Nacional.
Outro tipo de texto estudado, também pertencente ao gênero jornalístico, foi a entrevista. Depois de reconhecerem as características desta tipologia textual, os alunos praticaram um pouco, entrevistando algumas pessoas que são consideradas importantes para a notícia que cada grupo vai escrever. Atualmente, os textos dos alunos estão começando a tomar uma forma jornalística e, após a edição de suas produções, o leitor de “ON nas Escolas” poderá conferir as notícias do projeto aqui na leitura semanal da página destinada às escolas que participam deste projeto.
Imagine que alegria não foi, para os estudantes, serem jornalistas por um momento, registrarem e fotografarem informações que serão publicadas no jornal da cidade. Por isso, o projeto ON nas Escolas é uma idéia que pode gerar muitas atividades prazerosas e com as quais se aprenderá muito, além de fazer crescer a auto-estima do estudante, pois escreve para alguém que existe de verdade e que vai se interessar de fato em ler sua produção, além da professora. A culminância desse projeto, então, ocorre quando os textos são publicados e cada estudante tem a oportunidade de levar para casa a edição do jornal cujo texto foi veiculado. Assim, ele tem a oportunidade de guardar a publicação de seu nome e de mostrar a todos os familiares e amigos.
É importante ressaltar que, por se tratar de texto jornalístico, o projeto não é um projeto fechado, são idéias diversas, imagens, modelos de atividades, textos, livros, slides e alguns arquivos de áudio. O jornal oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com diferentes gêneros de textos. Dada a sua diversidade textual, ele pode ser utilizado como recurso didático em todos os níveis escolares, inclusive na alfabetização, em que manchetes e pequenos textos, como os anúncios e classificados, ajudarão os alunos não só a desenvolver a escrita e a leitura, mas também a compreender a importância social da escrita.
Trabalho contínuo
Desde o Ensino Fundamental, é possível colocar em prática projetos que visem à produção de um "jornalzinho" escolar com temas de interesse dos alunos e fatos relacionados à comunidade. Poderiam, então, ser produzidas pelos alunos "colunas" como as de notícias, anúncios, recados, quadrinhos, etc. A periodicidade das edições e a forma de apresentação dependerá de fatores como as condições oferecidas pela escola e a disponibilidade de professores e alunos. O mais importante, no entanto, é que estes estejam conscientes da importância desses projetos para o desenvolvimento social, intelectual, cultural, lingüístico dos educandos.
* Vanessa é professora de Língua Portuguesa na Escola Guaracy Barroso Marinho e está desenvolvendo as atividades propostas pelo projeto ON nas Escolas. Nesta edição, ela está sendo jornalista por um dia
Projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho
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