Atualizando conhecimentos sobre aleitamento materno

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O incentivo ao aleitamento materno é uma causa importante para o Hospital São Vicente de Paulo. Anualmente, campanhas são desenvolvidas pela instituição para informar gestantes e mães sobre os benefícios da amamentação. Para atualizar informações e conhecimentos, as equipes do Centro Obstétrico (CO) e Maternidade do HSVP participaram de um treinamento nesta segunda-feira (27), com o médico neonatologista, Dr. Cláudio Coracini. O encontro mostrou a importância da amamentação para o crescimento adequado, através do peso e das medidas, e para o desenvolvimento das aptidões do bebê durante as fases de crescimento até a vida adulta.
 
Defensor da amamentação como único alimento até os seis meses e até os dois anos, com o complemento de alimentos, o neonatologista evidenciou a importância do contato do bebê com a mãe no primeiro instante após o parto. “Nos primeiros minutos de vida ou, no máximo, na primeira hora, o recém-nascido já deve ser colocado no peito da mãe. Quando o bebê suga os primeiros goles do leite materno, conhecido como colostro, ganha forças para se desenvolver e já começa a montar suas defesas contra as doenças”, ressaltou Coracini. Além dos benefícios do leite, o médico frisou que no contato com a mãe, o bebê também encontra proteção e calor, funções antes desempenhadas pelo ventre. "O corpo da mãe ajuda a manter o bebê adequadamente aquecido, deixando-o mais calmo e com frequências respiratórias mais estáveis".
 
A enfermeira chefe da Maternidade, Cleusa de Carvalho ressaltou a importância da atualização do conhecimento para a equipe, que teve oportunidade de trocar ideias com o profissional que é referência no incentivo ao aleitamento materno. “Diariamente atendemos ligações de mães com dúvidas quanto o momento de parar de amamentar e de mães que substituem o peito pela mamadeira. A equipe precisa estar ciente de todos os argumentos para esclarecer e conscientizar as mães da importância de amamentarem seus bebês no peito”, enfatizou.
 

Gostou? Compartilhe