Pesquisa conquista prêmio de Educação Ambiental

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O trabalho “Avaliação da intenção de participação da população do município de Marau, RS, na coleta de óleo de cozinha usado para a produção de biodiesel” recebeu o prêmio de melhor trabalho de Educação Ambiental na VIII Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente, que ocorreu em Porto Alegre, de 21 a 24 de agosto. A atividade é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Marau e a Universidade de Passo Fundo (UPF) com o objetivo de dar destino correto aos resíduos de óleo de fritura do município. O evento que incluiu a premiação teve 123 trabalhos inscritos e foi uma promoção conjunta da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) e Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS). A premiação teve como objetivos valorizar a iniciação científica nas atividades de pesquisa, promover a divulgação dos trabalhos ambientais realizados nas instituições de pesquisa e ensino do Estado e oportunizar a integração e a troca de informações entre as instituições e os bolsistas de iniciação científica.

A UPF levou sete trabalhos da área de química que versam sobre temas ambientais para apresentação no evento. A professora Clóvia Marozzin Mistura, coordenadora do projeto e orientadora do trabalho ganhador, salienta que a conquista deste prêmio coroa o Programa de Pesquisa dos Cursos de Química Licenciatura e Bacharelado da instituição, mostrando a vocação ambiental de seus currículos, em consonância com os problemas atuais, que devem ser discutidos pela iniciação científica nas universidades. Os cursos de Química integram o Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg/UPF).

A professora Clóvia recebeu o prêmio das coordenadoras do evento Maria Lucia Kolowski Rodrigues (Fepam), Suzana Maria de Azevedo Martins (FZB) e da diretora executiva do Museu de Ciências Naturais Simone Rodrigues Mirapalhete.

Gostou? Compartilhe