Oficialmente, as comemorações da Semana da Pátria começam no sábado, dia 1º de setembro, mas nas escolas as atividades alusivas à data já estão em andamento para garantir um bonito desfile no dia 7 de setembro. Algumas começaram em junho os preparativos, como é o caso dos alunos que fazem parte da banda da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maurício Sirotski Sobrinho, que há três meses estão realizando ensaios semanais.
A Escola Maurício Sirotski é um das que sempre participou do desfile e há 16 anos mantém a banda, composta essencialmente por alunos. Este ano, 38 estarão comandando os instrumentos e dando a marca para os outros cerca de 350 estudantes da escola que farão parte do desfile. “A escola sempre desfila e há vários anos mantemos a banda”, conta a diretora Márcia Maria Bassani.
Os ensaios são comandados pelo Sargento Mazui, que antes de aceitar um novo aluno na banda, faz um teste das aptidões dos candidatos com os instrumentos. “Os alunos adoram participar da banda e sempre tem procura, mas só participam aqueles que tiverem as melhores notas e bom comportamento”, explica Márcia. Além da banda, ela conta que toda a escola está envolvida com o desfile, que deve levar para a avenida no dia 7 de setembro todos os alunos, professores e funcionários.
Camisetas especiais para o desfile estão sendo preparadas, principalmente porque a Maurício Sirotski é uma das homenageadas este ano, por seus 20 anos de existência. “As cores da escola, o amarelo e o azul, também estarão bem representadas. E estamos preparando faixas que serão levadas pelos alunos”, afirma.
Mãos à obra
Outra homenageada é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Ribas, que este ano completa 50 anos. Lá, os preparativos estão tomando conta das atividades de todas as turmas. Na tarde de ontem (29), os alunos do segundo ano estavam, literalmente, com mãos à obra, pois eles fizeram recortes do tamanho das próprias mãos, colaram em palitos e as decoraram. No dia do desfile, as mãozinhas decoradas com as cores da bandeira do Brasil serão a homenagem dos pequenos à Pátria.
Esta será a primeira vez que a escola participará do desfile. A expectativa é que 300 alunos participem, além de professores e funcionários. Para o pequeno João Arthur de Aguiar, de 7 anos, participar do desfile será uma grande emoção. Na atividade de pintura realizada na turma ontem, ele optou por reproduzir a bandeira do Brasil na mãozinha de papel que vai levar. Quando perguntado do porquê escolher a bandeira para pintar, ele responde taxativo: “porque é o símbolo do Brasil e porque o desfile do dia 7 de setembro é em comemoração ao grito de Independência”.
Já Larissa Rezende Prietsch, de 8 anos, decorou tudo com cola verde brilhante. “Usei essa cor, porque gosto muito do verde”, explica a pequena que vai desfilar em Passo Fundo pela primeira vez, pois conta que já havia desfilado em Erechim, cidade que morava antes. De acordo com a professora da turma, Juliana Vanini Sangalli, os trabalhos a serem desenvolvidos em cada turma para o desfile foram discutidos em uma reunião com a equipe diretiva. “Durante a próxima semana vamos intensificar as ações, conversando com os alunos sobre o desfile e o motivo pelo qual vamos desfilar”, comenta Juliana.
Além dessa demonstração, os estudantes também apresentarão no desfile alguns dos trabalhos que fizeram ao longo deste ano sobre os monumentos históricos de Passo Fundo. “Teremos um material especial de homenagem à Pátria, que está sendo preparado para cada turma”, destaca a diretora Cátia Lopes Gobi.
Programação
As atividades comemorativas começam no próximo sábado, dia 1º de setembro e se encerram na sexta-feira, dia 7 de setembro. Confira a programação completa.
Dia 1º de setembro – sábado
9h – Deslocamento do Fogo Simbólico do 3º RPMon até o Altar da Pátria
9h30 – Cerimônia de início das festividades
Dia 2 de setembro – domingo
8h30 – 3ª Etapa do Campeonato Municipal de Corrida de Rua e 1ª Caminhada da Melhor Idade
Dia 4 de setembro – terça-feira
20h – Apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Local: Catedral Metropolitana de Passo Fundo
Dia 7 de setembro
8h45 – Revista às tropas pelo prefeito Airton Lângaro Dipp e o Coronel João Darci Gonçalves da Rosa, comandante do CRPO-P
9h – Início do Desfile da Pátria de 2012
18h – Retirada da Centelha para fusão com a Chama Crioula e Extinção do Fogo Simbólico
Pronunciamento do prefeito Airton Lângaro Dipp
Encerramento oficial das atividades pelo presidente da Liga de Defesa Nacional Gilmar Teixeira Lopes
* Todos os dias ocorrem as cerimônias de Troca da Guarda da Pira às 9h e 18h
Dedicação para fazer bonito no desfile da Pátria
· 3 min de leitura