Lendas do Brasil viram CD

Projeto do Colégio Salvatoriano Bom Conselho e Sonata Produções Culturais resultou no lançamento de um CD, ocorrido na sexta-feira (31)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Lendas cantadas pela voz das crianças. Este foi o resultado de um projeto que começou a ser desenvolvido ainda no primeiro semestre deste ano no Colégio Salvatoriano Bom Conselho. O Projeto Musical Lendas do Brasil, realizado em parceria com a Sonata Produções, teve seu ponto alto na noite da última sexta-feira (31) quando ocorreu o lançamento do CD com 13 lendas cantadas pelos alunos do primeiro ao sexto ano da escola.

A proposta para o desenvolvimento deste projeto, intitulado de Projeto Musical Lendas do Brasil, foi da musicista Clarice de Castro, da Sonata Produções Culturais, com o objetivo de resgatar e manter vivas as lendas na memória das novas gerações. E o Colégio Bom Conselho abraçou o projeto o aplicou com os alunos.

O primeiro passo foi o aprendizado sobre o conteúdo de algumas das principais lendas brasileiras. Cada turma ficou responsável pelo estudo de uma lenda e, com o auxílio dos professores, fizeram pesquisas sobre a lenda escolhida. Depois disso, foi a vez da exploração pedagógica de modo interdisciplinar, quando foram abordados os gêneros textuais, o conhecimento sobre os instrumentos musicais e a exploração do vocabulário, a recriação da lenda.

Em seguida, Clarice apresentou as melodias e letras especialmente produzidas para o projeto, trabalho que contou com o auxílio de Michael Corrêa. Com a letra na mão, começaram os ensaios. Foram semanas se dedicando ao projeto e ao ensaio das músicas, até que se iniciou o processo de captação das vozes dos estudantes para mixagem e masterização. Para a composição do CD, foram escolhidas as lendas da Cuca, do Saci Pererê, do Negrinho do Pastoreio, do Curupira, do Caipora, da Gralha Azul, do Boitatá, do Vaqueiro Misterioso, da Erva Mate, do Uirapuru, da Vitória Régia, do Boi das Aspas de Ouro e do João de Barro.

Agora, com o lançamento do CD, cada aluno que participou do projeto foi para casa com o seu exemplar e, certamente, conhecedor de várias lendas. Para a coordenação pedagógica da escola, a interdisciplinaridade foi um dos aspectos mais importantes do projeto, pois permitiu, por meio de uma exploração pedagógica lúdica e divertida, o aprendizado a respeito das lendas e da música.

Gostou? Compartilhe