A Campanha “Lixo, Problema Seu” desenvolvida pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) foi contemplada com R$ 8,7 mil através do Fundo Socioambiental do Centro de Apoio Socioambiental (Casa). O projeto selecionado tem como tema os “Resíduos sólidos urbanos no município de Passo Fundo: visão, política e educação”. Dez projetos foram escolhidos em todo país. O recurso será aplicado em equipamentos de informática para realização de atividades de educação ambiental e na produção de material para dar continuidade da campanha. O projeto contemplado tem como objetivo contribuir no planejamento do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e na formação de agentes ambientais no município de Passo Fundo, dando continuidade à Campanha “Lixo, Problema Seu”.
A campanha foi lançada em março deste ano e a comunidade já denunciou 128 pontos de depósito irregular de lixo. Cerca de 70 denúncias já foram encaminhadas por meio de ofício para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Segundo a bióloga e integrante do Gesp, Flávia Biondo, nesta semana o grupo deverá elaborar o plano de trabalho. O projeto deve ser executado em um ano. “Queremos reestruturar a campanha e propiciar oficinas de educação ambiental”, informou Flávia.
Além disso, o grupo quer atingir condomínios residenciais e grupos interessados em fazer a coleta seletiva. Eles receberão orientação para organizar os resíduos e dar a destinação correta. A bióloga Carla Hegel frisou que o Gesp tornou-se referência para a comunidade na defesa do meio ambiente. “Além de denúncias de pontos de depósito irregular de lixo, estamos recebendo denúncias de desmatamento e poluição”, frisou a bióloga.
Denuncie
As denúncias podem ser feitas pelos telefones (54) 3312-2262 ou (54) 3311-5494.
Campanha ?EURoeLixo, Problema Seu?EUR? é contemplada com recursos
· 1 min de leitura