Município supera média nacional no acompanhamento de saúde do Bolsa Família

Integração de três secretarias facilita acesso do usuário e garante praticidade aos profissionais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de três mil famílias são acompanhadas na área de Saúde através do Programa Bolsa Família em Passo Fundo, o que representa um índice de 84% de cobertura.  O percentual de famílias acompanhadas superou a média nacional. Entre os meses de janeiro e julho, mais de 7,5 milhões de famílias foram acompanhadas pelos técnicos municipais, totalizando 72,7% e no Rio Grande do Sul a média de acompanhamento ficou em 61,05%. No primeiro semestre de 2012, o Programa Bolsa Família em nível nacional registrou o maior índice de acompanhamento desde 2005.

Os dados fazem parte dos resultados do primeiro semestre e foram disponibilizados em agosto. Segundo o secretário de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Adriano José da Silva, o município chegou neste patamar em função da integração das políticas públicas (saúde, educação e assistência social) com atendimento centralizado em um único lugar. Uma enfermeira trabalha de forma integral na área de saúde do Bolsa Família possibilitando uma integração entre as secretarias no acompanhamento das condicionalidades. “A importância do acompanhamento reflete na manutenção do benefício destas famílias. O não cumprimento das condicionalidades leva ao bloqueio e posterior suspensão do benefício”, frisou o secretário da Semcas.

Para a enfermeira responsável pelo Bolsa Família na área da saúde, Maria Eliana Bernardi, a articulação das três secretarias facilitou o acesso do usuário e provocou maior praticidade para os profissionais. “Antes os usuários chegavam aqui na Semcas e se tivessem alguma pendência na Secretaria de Saúde precisavam se deslocar até lá. Muitas vezes perdíamos este usuário no meio do caminho. Hoje, tudo é resolvido no mesmo espaço”, explicou Maria Eliana. As condicionalidades na área da saúde para as famílias receberem o Bolsa Família são: pesagem, vacinação, acompanhamento de gestante e nutrizes.

3ª edição
A Semcas promove nos próximos dias o Bolsa Família Chama. O objetivo é descentralizar o serviço para os bairros e vilas do município enfatizando aos beneficiários a necessidade de manter o programa em dia para que o benefício não venha a ser bloqueado ou suspenso. Informações pelo telefone (54) 3312-3070.

Gostou? Compartilhe