Semana da Pátria é conteúdo pedagógico nas escolas

Assunto é tema de discussão e trabalhos em sala de aula para dezenas de turmas das escolas municipais, estaduais e particulares

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Muito mais do que uma preparação para o desfile, a Semana da Pátria se configura em conteúdo pedagógico nas escolas. Além dos símbolos, que são trabalhados com as crianças, os significados da data são o principal assunto em dezenas de turmas de ensino fundamental e médio durante este período. Embora apenas 11 escolas, entre a rede municipal e rede estadual, tenham confirmado a participação no desfile, o assunto não passa em branco em sala de aula. “O 7 de setembro é conteúdo curricular nas escolas, principalmente porque o tema dialoga com várias disciplinas”, explica a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Salete Telles.

De acordo com ela, o envolvimento das escolas com a Semana da Pátria passa também pela escolha de participar ou não do desfile. “Participar do desfile da Pátria se entende que é uma manifestação da democracia, pois é cada escola que define a participação ou não. Aquelas que optaram por desfilar estão exercendo essa democracia, e a decisão por participar é fruto do desejo coletivo da comunidade escolar”, salienta.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp, por exemplo, foi iniciada na segunda-feira (3) uma gincana que comemora a Semana da Pátria, a Semana Farroupilha e o aniversário da escola. “Este ano, o conteúdo trabalhado em sala de aula referente à Pátria foi o amor ao lugar onde se vive”, comenta a diretora Leonise Colla. Ela conta que os professores estão trabalhando com os alunos as questões de gostar e cuidar do lugar em que vivem. “Cuidar, conservar, arrumar, amar o espaço em que eles (alunos) estão inseridos, que nada mais é que a Pátria em que vivem”, ressalta Leonise.

A largada das atividades da gincana foi dada no final da tarde de segunda-feira. E a primeira tarefa dos alunos? Cantar o Hino Nacional no pátio da escola. Missão essa que foi executada por todos os estudantes do turno da tarde. Ontem (4), além de começar o turno letivo cantando o Hino, alguns estudantes farão a declamação das poesias que fizeram em aula que tiveram como tema: “O Mundo em que Vivo”. A ideia é desenvolver atividades semelhantes durante toda a semana. A finalização será no dia 7 de setembro quando, pela primeira vez, a banda de fanfarra, composta por 12 alunos, desfila na avenida.

Desfile

Este ano, estão confirmadas no desfile as escolas Urbano Ribas, Etelvina Rocha Duro, Olga Caetano Dias, Daniel Dipp, Wolmar Salton e Arlindo de Souza Mattos da rede municipal. Entre as estaduais, desfilam Cecy Leite Costa, Maurício Sirotski Sobrinho, Anna Willig, Ernesto Tocchetto e Mário Quintana. Duas desses escolas serão homenageadas, sendo a Urbano Ribas por seus 50 anos de atuação e a Maurício Sirotski Sobrinho pelos 20 anos. Também serão homenageados o Sesc e a Academia Passo-fundense de Letras. Também estão confirmadas a presença de quatro pelotões do quartel de Alegrete, que totaliza 100 jovens no desfile.

 

Programação

Dia 5 de setembro – quarta-feira

Troca da Guarda da Pira da Pátria

Assumem:

9h – Projetos da SEMCAS

18h – 3º RPMon

 

Dia 6 de setembro – quinta-feira

Troca da Guarda da Pira da Pátria

Assumem:

9h – SESC Passo Fundo – Clube SESC de Maturidade Ativa

13h – Escolinhas de Artes Marciais do SEST SENAT

18h – 7º Comando Regional de Bombeiros

 

Dia 7 de setembro – sexta-feira

Avenida 7 de setembro

8h – Assume a Guarda da Pira da Pátria Corpo de Alunos do Colégio Tiradentes

8h45 – Revista às tropas pelo prefeito Airton Lângaro Dipp e o coronel João Darci Gonçalves da Rosa, comandante do CRPO-P

9h – Início do Desfile da Pátria de 2012

18h – Retirada da centelha para fusão com a Chama Crioula e extinção do Fogo Simbólico

Pronunciamento do prefeito Municipal Sr. Airton Lângaro Dipp

Encerramento oficial das atividades pelo presidente da LDN Gilmar Teixeira Lopes

 

 

Gostou? Compartilhe