Cáritas promove oficina de cremes e sopas para multiplicadoras

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na perspectiva de conscientizar na prática acerca da importância da saúde e da qualidade de vida através da alimentação, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo realizou nesta terça-feira (04), uma oficina de confecção de alimentos saudáveis, valorizando a utilização de verduras e legumes e o valor nutricional de cada ingrediente.
Para Cíntia Gris, monitora da oficina, aluna do curso de nutrição da Universidade de Passo Fundo e bolsista do Paidex (Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão) na Cáritas, a iniciativa se mostra um importante momento de aprendizado, trazendo alternativas de utilização de verduras, legumes e vegetais e buscando o aproveitamento dos alimentos. Trabalhando nesta edição a produção de sopas, cremes e pães para acompanhamento, fizeram parte do cardápio da oficina receitas de sopa de trigo integral, sopa paraguaia, sopa de lentilha, sopa cremosa de couve, pão de milho, sopa creme de ervilhas e pão de queijo.

Segundo a acadêmica, o objetivo da oficina é também sugerir receitas que fogem do tradicional. “Desta vez tivemos, por exemplo, os cremes de couve flor e de ervilha, que são formas bem interessantes de consumir esses alimentos. A sopa de trigo também é um destaque, já que muitas vezes as pessoas não sabem de que forma consumir esse ingrediente e, agora, descobrem que ele pode ser utilizado na confecção da sopa”, explica.

Participando pela primeira vez da oficina, Jolaine Aparecida da Maia, da Vila União, avaliou a oportunidade de forma muito positiva: “Achei muito bom esse momento, especialmente por poder aprender novas técnicas de culinária. As receitas são muito boas, porque podem ser feitas sem nenhuma dificuldade”. “Já estou ansiosa para as próximas oficinas”, declara a dona de casa e participante do grupo do PAA na capela Cristo Redentor .

A Cáritas prevê a realização de oficinas mensais sobre diversos temas para multiplicadoras na sede da entidade. Além destas, são realizadas oficinas diretamente nos grupos de famílias atendidas pelo PAA – Programa Aquisição de Alimentos da Conab, numa parceria da Cáritas com a Coonalter – Feira Ecológica. Odete Silveira, assessora de projetos da Cáritas e coordenadora do programa de alimentação saudável, ressalta que a entidade pensa especialmente na qualidade de vida das pessoas, proporcionando a disseminação de receitas saudáveis e simples, de fácil reprodução. “Procuramos sempre destacar que essa oficina é para multiplicadoras, que possam reproduzir o que aprenderam na sua família, grupo, comunidade”, afirma Odete.

Gostou? Compartilhe