OPINIÃO

Fontes em Off - 04/09/2012

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

25 anos
A Central de Transplantes do RS, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde (SES), completou no final de semana 25 anos de atuação, e comemora a efetivação de 25 doadores de órgãos só no mês de agosto, com 10 transplantes em crianças e adolescentes (fígado e rim). "Mantida a tendência, 2012 deverá ser um ano recorde em número de doadores, com projeção de crescimento estimada de 25% em relação a 2011", afirma a coordenadora da Central de Transplantes, Rosana Nothen.

Doadores efetivos
Em 2011, ocorreram 476 notificações de morte encefálica com 158 doadores efetivos de órgãos. Atualmente, o tempo médio de espera por uma córnea é de pouco mais de dois meses, e somente no ano passado, foram realizados 918 transplantes deste tipo.

Com a primeira sede no Hospital de Clínicas (HCPA), a Central de Transplantes realizou a primeira busca de órgãos fora do Estado em 1990. Os pioneiros foram os médicos Valter Garcia e Nilo Hoelfmann (ainda hoje da Central de Transplantes), com apoio do coordenador do Laboratório de Imunologia do HCPA, Luiz Fernando Jobim e participação de Ivo Nesralla, além do secretário de Estado da Saúde da época, o médico Antenor Ferrari.

Visita
O Jornal O Nacional recebeu ontem a visita do diretor da unidade do Sest/Senat Passo Fundo, acompanhado do coordenador de Promoção Social, Giordani da Rosa Arend e Eduardo Rosa, promotor de esporte e lazer. Eles expuseram os projetos em andamento, especialmente os voltados a atividade esportiva destinada às famílias que moram nos bairros próximos a unidade.

Capacitação
A Agergs estará presente na última oficina de capacitação do Projeto RESsanear, oferecida pelo Ministério Público. O encontro acontece nesta terça-feira, em Passo Fundo, na Promotoria de Justiça. Participarão pela Agência o Conselheiro Juarez Monteiro Molinari e o Diretor de Qualidade Flávio Piccinini. O objetivo da Oficina é capacitar prefeitos, secretários e técnicos municipais para a elaboração dos Planos Integrados de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, documento essencial para a qualidade do serviço. Com 238 convênios para a regulação do abastecimento de água e esgotamento sanitários em Municípios do Estado, a Agergs irá fiscalizar o cumprimento das metas exigidas pelas Prefeituras.

Skate
Obra da pista de skate, no Parque da Gare, será retomada nesta terça-feira. Previsão é de inaugurar o espaço até o dia 30 de setembro. A obra havia sido interrompida porque a empresa contratada pela Prefeitura Municipal não estava cumprindo o serviço de acordo com o projeto estabelecido. Além das obras da pista, a partir desta terça-feira toda a praça receberá a poda das árvores, tendo início na rua General Netto e também a troca da iluminação da praça.

Catador de lixo
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3997/12 que transforma o catador de material reciclável como segurado especial da Previdência Social. A proposta defende que o catador contribua com 2,3% sobre o valor bruto da comercialização da sua produção. Conforme as regras em vigor, a pessoa que trabalha com coleta de lixo está incluída na categoria “contribuinte individual”. Atualmente, o catador de lixo que deseja contribuir, paga uma alíquota de 11% se contribuir sobre o salário mínimo. Caso o salário-de-contribuição seja superior ao mínimo, o percentual sobe para 20% sobre a renda.

Gostou? Compartilhe