Mostra exalta as riquezas do Rio Grande

Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a 20ª Mostra da Cultura Gaúcha realizada em Passo Fundo

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

As riquezas do Rio Grande do Sul encantaram o público na Avenida Sete de Setembro na tarde de domingo (16). As oito entidades tradicionalistas que participaram do evento retrataram a fauna, a flora, a água, a produção agrícola, a indústria, o comércio, a produção de energia e a cultura gaúcha de Passo Fundo e do Estado. Uma aula de história apresentada em cima de carros alegóricos, com trajes típicos, músicas, danças, objetos, usos e costumes da época. Uma demonstração de amor as coisas do Rio Grande.

O desfile que contou com diversas autoridades tradicionalistas e do poder público. Foi aberto oficialmente pelo prefeito Airton Dipp. “A iniciativa da realização da mostra da cultura gaúcha no Estado nasceu em Passo Fundo através do nosso movimento tradicionalista. Ao longo destes 20 anos, com apoio do poder público, tenho certeza que a mostra está consolidada. Um evento que mostra e divulga a nossa cultura para formação da nossa gente”, declarou o prefeito de Passo Fundo.

A mostra é um evento anual promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, com as entidades tradicionalistas e com o apoio do MTG, através da 7ª Região Tradicionalista. A prefeitura disponibilizou R$ 136 mil ao Movimento Tradicionalista Gaúcho que foi dividido entre as entidades participantes.

Conforme a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Gilda Galeazzi, cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a mostra. Na opinião dela, o evento representa o trabalho incansável das entidades tradicionalistas que durante todo ano se preparam para o desfile temático.

Público de 10 mil pessoas

As arquibancadas ficaram lotadas. O público também levou sua cadeira para colocar na beira da calçada ao longo da Avenida Sete de Setembro. O vento forte não atrapalhou o desfile e nem espantou os gaúchos. Larissa Oliveira dos Santos, de 8 anos foi pilchada assistir a mostra. A menina é uma jovem laçadora e cultiva os costumes gaúchos o ano todo. “Laço vaca parada há dois anos e gosto muito. Sempre venho assistir a mostra. Gosto de ver as pessoas desfilando e acho bonito”, declarou a menina.

Já o seu Dino Dias trouxe a família para ver o desfile. “Sempre trago a família para cultuar esta tradição. É bom porque traz cultura para as crianças de hoje”, disse Dias.

O Desfile

O Grupo de Tradições Folclóricas Guapos da Agronomia (GTF) abriu o desfile com o tema “Fauna no Rio Grande do Sul”. GTF destacou os animais nativos mais presentes no ambiente natural, especialmente aquelas espécies que correm risco de extinção. O CTG Eduardo Muller foi o segundo a pisar na avenida com o tema “Flora”. Levou sete carros alegóricos para retratar a história da erva-mate, flores, pinheiro, floresta, plantação agrícola e plantas medicinais.

A Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz levou para o desfile o tema “Água”. O grupo retratou em seis carros alegóricos a importância deste bem natural para a vida do povo gaúcho.

O CTG Fagundes dos Reis enfatizou o tema “Produção Agrícola”. Seis caminhões e máquinas agrícolas foram utilizados para contar a história, desde os primeiros instrumentos de trabalho (agricultura primitiva) até a evolução dos dias de hoje (agricultura de precisão).

O GTF Cavaleiros do Mercosul trouxe para o desfile a temática “Nossas Indústrias” apresentando a história da industrialização através de empresas do município nos setores de laticínio, máquinas agrícolas e alimentício.

A sexta entidade tradicionalista a desfilar foi o CTG Dom Luiz Felipe de Nadal com o tema “O Comércio em Passo Fundo”, desde as típicas bodegas até o comércio contemporâneo.

O CTG Estância Nova levou para a avenida o tema “A Geração de Energia no Rio Grande do Sul” com hidrelétricas, termelétricas e usinas eólica.

A última entidade a desfilar foi o CTG Moacir da Motta Fortes que falou sobre a “Cultura” retratando a Jornada Nacional de Literatura, o Festival de Folclore, o Rodeio e o chimarrão.

Quesitos

Os quesitos avaliados foram a indumentária, carros alegóricos, autenticidade, fidelidade, cronologia no desfile, perfeição nos detalhes, interpretação, criatividade, conjunto e desenvolvimento do tema. 

A entidade que recebeu a maior pontuação dos jurados receberá o Troféu Paixão Côrtes no dia 20 de setembro, às 9h, durante o Desfile Farroupilha e Concurso de Cavalarias.

Gostou? Compartilhe