Tropa de elite
Um grupo de trinta aspirantes da Brigada Militar aprovados em concurso participam de um curso de formação no 13º Batalhão de Polícia Militar. Este é o primeiro curso realizado em Erechim desde o início do governo Tarso Genro (PT). Oito mulheres integram o grupo que receberão aulas de instrutores do CRPO Planalto e de outras guarnições. Os futuros policiais devem permanecer no Alto Uruguai. Ainda não foram definidos quais dos trinta e dois municípios vão receber reforço da tropa.
Combatentes do fogo
Pela primeira vez a cidade de Erechim vai sediar um curso de formação de bombeiro. Trinta e um aspirantes, também aprovados em concurso, participaram da formação de inclusão em uma Unidade Militar em Porto Alegre e já estão alojados no quartel em Erechim. O curso que inicia nesta segunda-feira (17) será ministrado em três etapas: leis, noções de policiamento e parte administrativa; atividades teóricas e práticas; e, práticas, com estágios supervisionados.
Curtas:
# Uma comissão formada na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), realizou uma audiência em Getúlio Vargas para tratar da questão indígena do Mato Preto.
# No encontro realizado na segunda-feira (10) também foram tratados casos que envolvem outras áreas localizadas em Faxinalzinho, Sananduva, e Sertão, está última envolvendo quilombolas.
# O relato do procurador do RS, Rodinei Candeia, que denunciou como fraudulentos os laudos que estão sendo usados para justificar a demarcação de áreas indígenas, teve repercussão.
# Em relação ao laudo antropológico da área reivindicada pelos guarani, nos municípios de Getúlio Vargas, Erebango e Erechim, Candeia denunciou que as informações foram forjadas.
# E ainda, que muitas demarcações têm sido feitas com total desrespeito aos direitos fundamentais dos pequenos agricultores.
# Um grupo formado por deputados e representantes dos agricultores deverá ir a Brasília na próxima terça e quarta-feira, cumprindo roteiro no Ministério da Justiça, Câmara, Senado e Incra.
# Em que pese a relevância do tema que envolve só na região do Mato Preto mais de 330 famílias, não faltou quem apontasse a audiência como eleitoreira.
# É preciso lembrar que além do presidente da comissão participaram da audiência o deputado estadual Altemir Tortelli (PT), e os federais Luís Carlos Hainze (PP) e Alceu Moreira (PMDB).
# O programa de rádio dos candidatos a prefeito de Getúlio Vargas vem se tornando menos formal e mais agressivo na medida em que se aproxima o dia da eleição.
# A saúde tem pautado a produção dos programas veiculados nas segundas, quartas e sextas-feiras, e se depender das propostas apresentadas haverá uma verdadeira revolução no setor a contar do primeiro dia útil de 2013.
# Até os programas destinados aos postulantes da Câmara de Vereadores tem servido para críticas e respostas que envolvem o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
Dito & Feito: O deputado Gilberto Capoani (PMDB) presidente da Comissão Especial constituída para debater a situação das Áreas Indígenas e Quilombolas, junto com o deputado Altemir Tortelli (PT), esteve reunido na quarta-feira (12) com o deputado Alexandre Postal (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa. Eles apresentaram as informações colhidas nas audiências públicas realizadas no início da semana em Getúlio Vargas e Marau. Pediram para que Postal intercedesse junto ao governador Tarso Genro (PT) para que seja solicitada a suspensão dos processos referentes a novas áreas para indígenas e quilombolas.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |