Agrotecno Leite começa na quarta-feira

Passo Fundo ocupa o 35º lugar em produção média de leite por vaca no Rio Grande do Sul. A sexta edição da Agrotecno Leite acontece de 26 a 28 de setembro, no Centro de Eventos e Campos de Pesquisa da UPF. Este ano, o tema que será debatido na feira é ?EURoePlanejando o futuro sustentável".

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON
Começa na quarta-feira, 26,  a Agrotecno Leite 2012, evento que está em sua sexta edição e será realizado até o dia 28 de setembro.  O presidente da feira, Ari Rosso, ressalta a importância da cadeia produtiva do leite para o município, região e Estado. Segundo ele, a produção de leite diária é de 9.955.710 litros no Rio Grande do Sul, sendo que o município de Passo Fundo contribui com 89.246 litros por dia - o 11º município produtor do Estado. O presidente da feira falou também sobre a produção média de leite por vaca, com Passo Fundo ocupando o 35º lugar, com 11,51 litros por animal ao dia.

“Conforme dados do IBGE, de 2010 para 2011, a microrregião de Passo Fundo foi um dos municípios que mais cresceu em produção de leite, passando de 475.121 litros para 529.778 litros, um acréscimo de 11,5%”, disse. Ari Rosso ainda destacou as metas que pretende atingir para a Agrotecno Leite 2012: visitantes acima de 10 mil pessoas, 100 empresas expositoras e negócios acima de 10 milhões de reais.  De acordo com o professor Carlos Bondan, neste ano continua o Projeto Beba Leite, destinado a crianças de 6 a 11 anos, que busca incentivar o consumo de produtos derivados de leite. Também seguem as palestras técnicas, que neste ano acontecerão às 14h, e também a exposição, julgamento e comercialização de animais.

A Agrotecno Leite reúne estações técnicas de campo, palestras, exposição de máquinas e equipamentos, transferência de conhecimento, ou seja, fazendo com o que é desenvolvido em laboratórios, centros de pesquisas, salas de projetos, unidades industriais, por exemplo, chegue ao galpão, à propriedade de quem lida com o rebanho leiteiro, e seja colocado em prática. Além disso, o evento conta com exposição, comercialização e julgamento de animais.

Extensão Rural
A Emater/RS-Ascar, uma das promotoras do evento, apresentará o estande institucional e três espaços de campo: criação e ao manejo da terneira; formação de pastagens perenes; e questões ambientais.  Para o gerente regional, Milton Rossetto, a Agrotecno Leite se reveste de uma importância muito grande no Brasil, no estado e na região. “Dentre as cidades da área de abrangência da Emater/RS-Ascar em Passo Fundo, o leite vem se destacando de forma muito importante. Ele está presente em cerca de 80% das propriedades, e em 60% delas numa forma primordial. O volume produzido, a prática do manejo e a possibilidade de manter os filhos tocando essa atividade é uma ação muito importante. Aqui em Passo Fundo, particularmente, temos uma grande empresa que está instalada no setor. Existem outras em Carazinho, Cruz Alta, Palmeira das Missões. A região é um verdadeiro polo, trabalhando a cadeia em todas as suas etapas”, avalia.

Segundo Rossetto, o leite movimenta uma cadeia extremamente grande, complexa e importante, incluindo desde fornecedores, recolhedores e empresas que fazem o resfriamento, passando ainda por outras que fazem o processamento e a distribuição. “Eu diria que é fundamental todo esse processo, porque a cadeia leiteira ainda não está na mão da agricultura. Ela não é uma commodity – assim como a soja, o milho e os grãos de forma geral –, na qual existem apenas quatro ou cinco empresas que dominam todo o processo. Eventos como a Agrotecno Leite trazem conhecimento e informação nos seminários e mostras de campo, além de reunir tecnologia em temáticas que muitas vezes são gargalos da cadeia produtiva. Acho que isso também é extremamente importante”, complementa.

Gostou? Compartilhe