Leonardo Andreoli/ON
A maior feira da cadeia produtiva do leite da região inicia hoje em Passo Fundo. A Agrotecno Leite 2012 terá como tema das discussões e apresentações “Planejando o Futuro Sustentável”. Além de oportunizar que produtores conheçam as novidades do setor, a feira é um momento para a realização de negócios. A expectativa dos organizadores é de movimentar cerca de R$ 10 milhões. Palestras, estações técnicas e dinâmicas de máquinas completam a programação que se estende até a sexta-feira (28) no Centro de Eventos e nos Campos Experimentais da UPF.
A estimativa de público durante os três dias é de superar 10 mil pessoas. Além dos produtores, estudantes do ensino superior e de cursos técnicos de várias cidades acompanharão a programação. Neste ano, novamente será realizado o projeto Beba Leite que ensina o funcionamento da cadeia produtiva do leite, desde a ordenha até o mercado, às crianças. De acordo com o coordenador técnico da Agrotecno Leite e professor da UPF Carlos Bondan o Beba Leite oferece um momento lúdico para as crianças conceberem e visualizarem de onde vem o leite que elas consomem.
Palestras
Na tarde de hoje já acontece a primeira palestra da programação. O convidado é o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul Wilson Zanatta. A partir das 14h, no Auditório Principal da Agrotecno Leite, ele abordará o momento do leite no mundo e as perspectivas do mercado e indústria para o futuro.
Amanhã o palestrante será o analista em transferência de tecnologia da Embrapa gado de Leite, de Juiz de Fora, MG, Rogério Dereti. A partir das 14h, também no auditório principal, ele palestrará sobre a oferta e qualidade da água na produção leiteira. Na sexta-feira, uma palestra sobre “Agricultura de baixo carbono: conceitos, aplicabilidade e acesso ao crédito” será proferida por Davi Teixeira dos Santos. Ele é diretor executivo do Serviço de Inteligência em Agronegócios e consultor do Sebrae-RS.
Novidades
O professor Hélio Carlos Rocha, diretor da Faculdade de Agronomia Medicina Veterinária da UPF destaca que os participantes da feira terão a oportunidade de conhecer as novidades em pesquisa desenvolvidas pela Universidade. Os avanços tecnológicos e o aperfeiçoamento das técnicas de manejo permitem o aumento da eficiência produtiva. “Hoje em dia se busca produzir mais com os mesmos recursos e nas mesmas áreas”, acrescenta. Isso permite uma melhor utilização dos recursos disponíveis e consequentemente reflete em ganhos econômicos.
Agrotecno Leite inicia hoje
· 1 min de leitura