A comunidade do Distrito de Bela Vista, em Passo Fundo, receberá oficialmente neste sábado, às 11 horas, o novo acesso à localidade, feito pela prefeitura municipal, com financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra, orçada em R$ 3,6 milhões, modificou o acesso à localidade, com pavimentação asfáltica utilizando asfalto quente, o que proporciona maior durabilidade e qualidade do material. O trecho foi totalmente modificado, onde toda a rede de energia, rede de esgoto e de água foram refeitas, sendo assim, uma obra extremamente moderna.
Segundo a secretária de Planejamento, Elenice Pastore, os moradores de Bela Vista contam agora com maior qualidade de vida, pois além do acesso asfáltico à localidade, o que melhora o transporte da agricultura familiar, também terão mais qualidade na água e esgoto em suas casas.
A secretária ressaltou ainda que a obra tinha um prazo de 360 dias para ser finalizada, mas como a equipe trabalhou incessantemente e não ocorreram tantas chuvas no período, o trabalho pôde ser entregue 270 dias antes do prazo.
De acordo com o arquiteto Celmiro Mesquita, da Unidade Gestora de Projetos (UGP), esse trajeto terá 12 pontos de parada de ônibus e sinalização completa da via. Além disso, um trevo será construído na entrada do acesso, garantindo mais segurança.
Sobre questões ambientais, ele explicou que o processo de hidrossemeadura já está sendo feito nas encostas ao longo da via. Devido a inclinação do barranco, esse processo é necessário para evitar a erosão e o desmoronamento. “Com um equipamento especial, são lançadas sobre a encosta uma mistura de adubo, semente e um material aderente. Nas sarjetas da via, são plantadas leivas de grama já crescidas em função do acúmulo de chuvas.
Assessoria PMPF