Irrigação de emergência requer baixo investimento

Sistema que pode ser utilizado para amenizar déficit hídrico em pequenas propriedades requer investimento de apenas R$ 400

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Leonardo Andreoli/ON

Um sistema apresentado na Agrotecno Leite 2012 para irrigação de emergência em pequenas propriedades requer um investimento baixo e pode diminuir perdas em períodos de estiagem. A sugestão é da Embrapa Clima Temperado e depende de um reservatório de água na propriedade. O investimento para utilizar a água armazenada na irrigação é de aproximadamente R$ 400. A captação pode ser feita em telhados ou mesmo em áreas abertas com a utilização de lonas para conduzir parte da água das chuvas para o reservatório.

O material necessário é basicamente uma bomba submersa, um aspersor e a medida de mangueira suficiente para conduzir a água do reservatório à área a ser irrigada. De acordo com Sérgio Bender da área de transferência de tecnologia da Embrapa Clima Temperado esses equipamentos são suficientes para irrigar áreas entre um e dois hectares. O sistema não é recomendado para sistemas de irrigação tradicionais, mas apenas para amenizar a falta de chuva em períodos de estiagem e diminuir o espaçamento entre uma precipitação e outra. “É um sistema emergencial para dar fôlego às plantas. Não soluciona todo o problema, mas permite que as plantas sobrevivam e minimizem as perdas econômicas”, reitera.

Além de pequenas áreas de pastagem, o sistema pode ser utilizado por produtores de hortaliças ou frutíferas. Segundo ele, com uma bomba submersa de porte médio é possível irrigar uma área de aproximadamente 80 metros quadrados com mil litros de água em uma hora. O volume é equivalente a uma chuva de 13 milímetros. “Quando a pessoa for iniciar o sistema é indicado que ela busque orientação técnica para fazer os cálculos de quanta água será necessário para determinada área. A Emater pode auxiliar neste momento”, orienta.

Bender exemplifica que com os cálculos na quantidade de água necessária é possível manter seis vacas sendo alimentadas em um hectare de pastagens, como as de tifton, por exemplo. A orientação é para dividir a área em piquetes para que durante um mês elas possam se alimentar um dia em cada espaço. Em casos em que o reservatório fique acima da área a ser irrigada é possível ainda economizar nos gastos com energia elétrica, fazendo o transporte da água por gravidade.

Gostou? Compartilhe