Natália Fávero/ON
A primavera iniciou com temperaturas de inverno. Na manhã de ontem (26), a mínima chegou a 0,5ºC entre às 6h e 7h. O frio veio acompanhado pela geada que em alguns pontos foi de intensidade moderada a forte. O prognóstico do Cptec/Inmet para a primavera aponta novos declínios de temperatura.
O frio e a geada registrados ontem não são novidades para esta época do ano. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, no ano passado também foi registrado geada no dia 08 de setembro com temperatura de 2,3ºC e em 2002, aconteceram seis geadas. A menor temperatura nos últimos 32 anos no mês de setembro ocorreu em 2006, com -2,5ºC. Os meses de outubro de 1986 e 1999 também registraram geadas e temperaturas baixas. “A geada de ontem foi geral e em alguns municípios ela foi de intensidade moderada a forte. Isso aconteceu devido a entrada do ar frio de origem polar. O frio e geada devem permanecer até sexta-feira”, explicou Sampaio.
Conforme prognóstico do Cptec/Inmet, podem ocorrer incursões de massa de ar frio e declínio das temperaturas durante esta primavera. Sampaio disse que este clima gelado está acontecendo na primavera porque não ocorreram muitas incursões de massa de ar frio durante o inverno. Para se ter uma ideia, a temperatura marcada ontem foi a segunda menor registrada nos últimos três meses só perdendo para os 0,3ºC que aconteceu no dia 03 de julho.
Previsão para semana
Nesta quinta-feira (27), a previsão é de formação de geada ao amanhecer e temperaturas entre 2ºC e 18ºC. Na sexta-feira, o dia será claro a parcialmente nublado e também há possibilidade de geada. A mínima é de 5ºC e a máxima de 22ºC.
No sábado (29), as temperaturas entram em elevação. A mínima será de 8ºC e a máxima de 24ºC. A nebulosidade aumenta e poderá chover no final da tarde. O domingo será de tempo instável com chuva e períodos de melhorias. As temperaturas ficarão entre os 10ºC e os 24ºC.
Neve no RS e SC
Conforme informações do Cptec/Inmet em São José dos Ausentes a temperatura chegou a -1,7°C. Devido aos fortes ventos a sensação térmica chegou a -11°C. Em Vacaria e Erechim as mínimas foram de -0,6°C e -0,5°C, respectivamente. A combinação de temperaturas baixas e umidade provocou neve em São Joaquim, na serra catarinense, em São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. Além da neve, houve registro de chuva congelada em Gramado e Canela, na Serra Gaúcha.
Primavera promete novos dias de frio
· 1 min de leitura