Mais de 1,2 mil crianças de escolas de Passo Fundo e região tiveram a oportunidade de conhecer a importância do leite para a saúde e economia. Durante os três dias da Agrotecno Leite 2012 elas participaram do Projeto Beba Leite. A iniciativa foi criada em 2011 e se consolidou neste ano integrando uma programação especial para crianças de seis a 11 anos. As crianças podem conhecer um pouco mais sobre a cadeia produtiva, desde a ordenha até ela chegar ao supermercado.
A Escola Pantaleão Thomaz participa pela segunda vez do projeto. Neste ano, cerca de 200 crianças do primeiro ao quinto ano visitaram a feira por meio do Beba Leite. Antes mesmo de visitar a Agrotecno Leite eles trabalharam em sala de aula com a temática do leite. Entre os assuntos tratados nas atividades na escola, a importância do leite para uma alimentação saudável, questões relacionadas a divisão urbana e rural de um município, além da importância do setor para a renda de uma cidade.
Nas estações do projeto, puderam conhecer a diferença entre o leite de caixinha e de saquinho e o processo de industrialização que dá origem a diversos derivados do leite. A pequena Tainara Tietze Rauch, 10 anos, participou do projeto pela primeira vez. Ela conta que já tinha visto vacas sendo ordenhadas, porém não sabia como eram feito outros produtos como os iogurtes e bebidas lácteas. “Eu achava que eram iguais, mas não são”, conta ela fazendo referência a estação que explica a diferenciação. Enquanto o iogurte é produzido com leite, a bebida láctea tem na composição o soro de leite que diferenciam a cremosidade de uma e outra.
Aprendendo sobre a importância do leite
· 1 min de leitura