Leonardo Andreoli/ON
O clima tem sido favorável às lavouras de trigo da região evitando o aparecimento das manchas foliares. A doença precisa que as plantas se mantenham molhadas por pelo menos 30 horas para poder se desenvolver. No entanto, os esporos do fungo que causa as manchas estão presentes nas lavouras, principalmente naquelas em que não houve a rotação de cultura. Produtores devem ficar atentos e procurar assistência técnica quando os sintomas se manifestarem nas plantas.
A doença é uma preocupação permanente dos triticultores. Os fungos que causam as manchas estão presentes nas sementes e também nos restos culturais do trigo, por isso as áreas de lavoura onde não houve rotação de cultura são mais suscetíveis a doença. De acordo com o professor do curso de Agronomia da UPF e consultor da OR Sementes Erlei Mello Reis o tempo relativamente seco é um fator favorável para as plantações. “Se uma plantação de trigo ficar menos de 30 horas molhada não será tempo suficiente para os esporos, que são as sementes dos fungos, germinarem e penetrarem nas folhas”, esclarece.
O orvalho das madrugadas não chega a ser uma ameaça. Nessas condições as plantas ficam molhadas apenas entre 10 e 12 horas. “As manchas estão presentes, mas não tão severamente quanto se as chuvas fossem frequentes”, pondera. Segundo o pesquisador não é a presença da doença que causa danos à produção, mas sim a intensidade na qual ela se manifesta. A severidade da doença pode ser medida pelo Limiar de Dano Econômico (LDE) descrito nas informações técnicas para o trigo safra 2012. O produtor que ainda não conhece o LDE precisa de orientação técnica para definir o momento exato de iniciar o controle da doença. O LDE é calculado com base em amostras de plantas coletadas no campo para se verificar a intensidade da ocorrência de doença.
Quando aplicar
O momento mais indicado para a aplicação de fungicidas, quando da incidência de doenças, é logo após o término do afilhamento e início do elongamento. “O produtor tem que ser treinado por técnico. É necessário retirar uma amostra de plantas, separar as folhas e determinar a proporção de folhas com manchas foliares”, reforça sobre o LDE. Aplicação de fungicidas é a única medida para se controlar a doença quando ela ameaça a produção das lavouras.
Em casos em que o controle não é feito de forma adequada, a doença pode causar perdas de até 40% de acordo com dados que foram coletados na região. O controle no momento certo evita gastos desnecessários com os fungicidas aplicados. O tratamento das sementes e a rotação das culturas diminuem os riscos de manifestação severa da doença.
A cultivar Quartzo da OR Sementes apresenta ampla adaptação e excelente potencial produtivo, reação moderadamente resistente para as manchas foliares, sendo que as lesões não expandem em área como observado em cultivares suscetíveis a estas doenças, diminuindo dano a folha e facilitando o controle químico. Além de apresentar ótima tolerância as chuvas na pré-colheita.
Clima favorável para as lavouras de trigo
· 2 min de leitura