Computadores do UCA são apresentados à comunidade

Gepid da UPF apresenta à comunidade e estudantes de cursos de licenciatura a tecnologia que será utilizada nas escolas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid) da Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza a Mostra Itinerante de Tecnologias Educacionais do projeto Um Computador por Aluno (UCA) do governo federal. Na noite de quinta-feira (27/09) acadêmicos dos vários cursos da Faculdade de Educação (Faed) da UPF puderam conhecer os laptops utilizados pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Arruda Câmara, de Carazinho.

De acordo com o professor Adriano Canabarro Teixeira o Gepid tem um projeto para acompanhar a escola de Carazinho, que recebeu 458 laptops, um para cada aluno. “Temos várias frentes na escola. Uma delas foi fazer uma observação da dinâmica quando os computadores chegaram, depois fazer uma formação dos professores e o próximo passo é propor uma metodologia para utilização deles”, explica. As mostras itinerantes servem para que a comunidade e os estudantes conheçam a tecnologia que é utilizada nos laptops e para que os futuros professores possam conhecer a realidade das escolas integrantes do UCA. “Já fizemos duas apresentações em Carazinho, uma em Passo Fundo, e na próxima semana faremos uma nova apresentação na Semana Acadêmica da Matemática”, explica.

Na escola Manuel Arruda Câmara foi realizada uma formação voltada aos professores sobre os aplicativos que o computador traz. “Ele vem com o Linux como sistema operacional que a maioria das pessoas não está acostumada a usar. Tem uma configuração diferente e é fundamental que o professor tenha formação para conhecer e poder usar o computador em sala de aula”, justifica.

Raciocínio lógico

Um dos aplicativos estudados é o Scratch, que é ambiente de programação para crianças. “Estamos explorando esse software para que os alunos possam desenvolver o raciocínio lógico e matemático programando no computador”, salienta.

As alunas do curso de Matemática da UPF Carazinho Letícia Bandeira e Thaise Uczay integram o projeto do Gepid e trabalham na escola. Elas explicam que os laptops não são utilizados em todas as aulas, mas em atividades específicas. Além disso, as crianças não levam o equipamento para casa. Segundo elas, a partir do projeto, os professores da escola passaram a utilizar o computador em atividades diferenciadas, desde as de alfabetização até as de educação artística. “Eles passaram a utilizar mais do que apenas as buscas na internet durante as aulas”, complementa Letícia.

UCA

O programa Um Computador por Aluno (UCA) é uma política pública que deverá disponibilizar um laptop para cada aluno de escola pública brasileira.

Gostou? Compartilhe