OPINIÃO

Fontes em Off - 29 e 30/09/2012

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Carreata Luciano

Acontece neste domingo, às 14h, uma mobilização da Coligação Juntos por Passo Fundo, pela campanha de Luciano Azevedo (PPS) e Juliano Roso (PCdoB) para a prefeitura de Passo Fundo. A concentração será realizada próximo ao Vermelhão da Serra e em seguida os candidatos à majoritária, acompanhados por apoiadores, presidentes dos partidos e candidatos a vereadores seguirão pelas ruas da cidade. “O nosso objetivo é mostrar a força que estamos recebendo nessa caminhada. Queremos agradecer o carinho que as pessoas estão tendo ao nos receber em suas casas em todos os bairros da cidade. Essa é uma alternativa dos nossos apoiadores mostrarem que estão nos abraçando e confiantes em uma nova administração para Passo Fundo”, ponderou Luciano.

Comício Cecconello

No sábado, o Governador Tarso Genro vem ao município exclusivamente para apoiar a coligação Juntos Podemos Mais dos candidatos Rene Cecconello (PT) e Cesar Bilibio (PDT) para prefeito. O evento, batizado "Comício da Vitória" vai ter ainda a presença de secretários do Estado. A concentração acontece na Praça da Mãe, às 15h30min. Já no domingo o evento pela candidatura Cecconello acontece às 15h, com uma carreata com pelas ruas de Passo Fundo. A partida será a partir do Cais do bairro Petrópolis.

 Plantão eleitoral

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai colocar um funcionário em cada estado à disposição dos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia das eleições municipais para mediar possíveis problemas de transmissão de dados que possam acontecer durante o pleito. A medida foi anunciada na sexta-feira, 28, pelo presidente da Anatel, João Rezende, durante reunião com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e representantes das empresas de telefonia de todo país. O objetivo é prevenir qualquer ocorrência que possa atrasar a votação e a apuração das eleições. Rezende disse que a Anatel vai se reunir nesta semana com representantes das empresas para pedir atenção redobrada no dia da eleição

Juros menores

A Caixa Econômica Federal anunciou ontem (sexta-feira) redução de juros para o financiamento de veículos novos e usados. As novas taxas variam de 0,75% a 1,51% ao mês. Segundo a Caixa, a taxa máxima anterior era 1,63% ao mês. Para veículos com até dois anos de fabricação, o índice máximo foi reduzido de 1,55%  para 1,34% ao mês. A linha de financiamento está disponível nas agências da Caixa, nas concessionárias e nas lojas credenciadas ao Banco PanAmericano. O valor financiado pode ser até 100% para veículos zero quilômetro. O prazo pode chegar a 60 meses para aqueles com até cinco anos, e a 48 meses para os com até dez anos.

 Investimento industrial

Os investimentos industriais devem registrar alta nos próximos 12 meses. A previsão é de aumento de investimentos em 33% das empresas e recuo em 14%. Os dados fazem parte da Sondagem Trimestral de Investimentos da Indústria, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com foco na indústria de transformação.

Tarja vermelha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu discussão em audiência pública, na quinta-feira, para debater sobre a necessidade de apresentação de receita médica para compra de medicamentos de tarja vermelha. A proposta da Anvisa é implementar medidas de fiscalização e educação para alertar sobre os riscos da automedicação e estimular o consumo racional de medicamentos no país. Os medicamentos de tarja vermelha correspondem a 65% do mercado de medicamentos e para a maioria desses produtos, a legislação sanitária exige apenas a apresentação da receita médica no ato da compra. As farmácias não são obrigadas a reter as receitas.

Sobre trilhos

A solução para os problemas de mobilidade nas grandes cidades está na substituição do transporte individual para o coletivo, de acordo com o secretário executivo do Ministério das Cidades, Alexandre Cordeiro Macedo. A firmação foi feita na sexta-feira, durante o encontro Infraestrutura de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana no Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Dados do Ministério das Cidades indicam que está prevista a aplicação de R$ 22 bilhões por meio do PAC Mobilidade Grandes Cidade, dos quais 64% estão destinados a transportes sobre trilhos. O projeto, a ser desenvolvido em 15 cidades, envolve 213 quilômetros de extensão, com a meta de atender a mais de 53 milhões de pessoas.

Gostou? Compartilhe