O debate entre os três candidatos a prefeito do município de Getúlio Vargas foi até agora o acontecimento mais importante da campanha em curso. A iniciativa da Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e Serviços (ACCIAS) reuniu na noite de terça-feira (25) no auditório José Vespasiano Predebon, na sede da entidade, os candidatos a prefeito, vice-prefeito, assessores e cerca de 70 associados. Dentre os convidados o juiz eleitoral Antônio Luís Pereira Rosa, da 70ª Zona Eleitoral.
II
Dividido em quatro blocos o debate iniciou às 20h10 e se estendeu até às 22h30, com três intervalos de cinco minutos. No primeiro os candidatos Dino Giaretta (PT), Osvaldo Antunes de Oliveira Filho (coligação Getúlio Vargas Te Quero Bem – PMDB, PDT e PPS) e Pedro Paulo Prezzotto (Aliança Por Getúlio Vargas – DEM, PP, PTB e PSDB) disseram por que querem governar o município e responderam perguntas previamente enviadas pelos associados.
III
O desempenho dos candidatos pode ser acompanhado pelos eleitores através das ondas das rádios Abaúna FM e Sideral AM. Dos temas abordados a coluna destaca três, respondidos por cada um dos postulantes. Questionado acerca da necessidade de registrar as ocorrências na Delegacia de Polícia de Erechim entre as 18 e 8h30, o candidato Pedro Paulo Prezzotto (DEM) disse que apesar de ter levado o problema ao titular da DP local a situação perdura. E ainda, que irá busca junto a Secretaria da Segurança Pública a solução do problema.
IV
Outro tema abordado foi a carga tributária. Sorteado para responder uma pergunta elaborada por um associado da ACCIAS o candidato Osvaldo Antunes de Oliveira Filho (PMDB) foi peremptório ao condenar o peso dos impostos. Disse que não cogita, caso eleito, aumentar os tributos municipais. E, por fim, a resposta do candidato Dino Giaretta (PT) sobre os critérios para a escolha do secretariado. O ex-prefeito afirmou que a qualificação será determinante. Admitiu que se for preciso vai convidar para o primeiro escalão até mesmo integrante de outras agremiações partidárias.
Curtas:
# O prefeito Luís Carlos Franklin da Silva (PP), de Charrua, comemorou com sua equipe de trabalho a boa nova anunciada pelo DAER.
# # A autarquia liberou a primeira parcela de R$ 200 mil para obras de pavimentação asfáltica no município.
# O investimento vai garantir a ligação entre a parte baixa e alta da sede do município de Charrua.
# Uma segunda parcela de igual valor será liberada na primeira quinzena de outubro e outros R$ 160 mil sairão do cofre do município.
# Charrua integra a diminuta lista dos municípios gaúchos com candidatura de consenso ao executivo.
# Ex-chefe de gabinete do prefeito Franklin (PP), Vanderlei Simionatto é da mesma agremiação partidária do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT).
# O corpo-a-corpo dos candidatos com os eleitores irá se intensificar nestes últimos dias de campanha.
# Considerada mais difícil do que a disputa a majoritária, a campanha dos vereadores se esbarra na indecisão dos eleitores.
# Levantamento realizado por institutos de pesquisa dão conta que de cada dez eleitores pelo menos cinco ainda não decidiram pelo candidato a vereador.
# Nos seis municípios que compõe a 70ª Zona Eleitoral estão homologados junto ao TRE/RS 192 candidatos.
# Para cada uma das seis casas legislativas da referida Zona Eleitoral estão sendo disputadas nove vagas.
# A Câmara de Getúlio Vargas, que tem o maior número de candidatos e também de eleitores, estão inscritos quarenta e seis.
# O município de Sertão tem 24 candidatos à eleição proporcional, o menor número da 70ª Zona Eleitora.
# Os votos dos eleitores de Estação, o segundo maior em número de candidatos a vereador, são disputados por quarenta postulantes.
#Em Erebango são 29 candidatos a vereador, Ipiranga do Sul 27 e Floriano Peixoto 26, respectivamente.
Dito & Feito: O prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), que busca a reeleição ao governo de Getúlio Vargas, não se licenciou do cargo. No intervalo do almoço, após o expediente, e nos finais de semana, busca os votos dos eleitores ao lado de seu vice Maurício Soligo (PP).
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |