Glenda Mendes/ON
Aldo dos Santos, 64 anos, participa da Romaria de São Miguel há 10 anos, ininterruptamente. A devoção começou logo depois do nascimento do filho, que leva o nome de Miguel, em homenagem ao santo, pela dificuldade da mãe dele em engravidar. Quando foi confirmada a gravidez, a esposa, Jandira, que já era devota, convenceu o marido a pedirem à São Miguel pela proteção do filho e desde de seu nascimento, o casal participa da caminhada.
Esta é apenas uma das centenas de histórias dos devotos que acompanharam na manhã de ontem (30) a 141ª edição da Romaria de São Miguel, a mais antiga de Passo Fundo. Tido como defensor, São Miguel, movimenta um grande número de pessoas todos os anos na Romaria, que começa na igreja São Vicente, no bairro Boqueirão, e segue até a Capela de São Miguel, na localidade de Pinheiro Torto.
Conhecido como o santo dos libertários, São Miguel tem seu dia comemorado em 29 de setembro. Em Passo Fundo, todos os anos é realizada a Romaria de São Miguel, sempre no domingo mais próximo ao dia 29 de setembro. A imagem de São Miguel foi trazida para Passo Fundo por dois escravos que fugiram da revolução há mais de 140 anos. A família Isaías encontrou a imagem nas reduções e trouxe para o município, próximo ao rio. No local construíram uma pequena casa para oração e posteriormente a Capela de São Miguel.
São Miguel
De acordo com os organizadores da festa, o Arcanjo São Miguel é defensor diante da violência e das atitudes que possam destruir a vida e dignidade dos filhos de Deus. Dessa forma, o anjo teria sido enviado para defender as pessoas. Além disso, o período de chuvas intensas comuns no final do mês de setembro costumam ser chamadas de Enchente de São Miguel, numa alusão ao dia do santo. Em anos de estiagem, a novena para São Miguel incluiu o pedido de chuvas, no sentido de favorecer a agricultura.
Cavalgada
Além dos romeiros em caminhada, um grupo de cavaleiros, acompanhou a procissão, também carregando uma imagem de São Miguel. O acompanhamento dos cavaleiros já se tornou tradicional, uma vez que o grupo participa da festa há vários anos, sendo que este não foi diferente e eles participaram em todo o trajeto.