Com o intuito de intensificar as ações voltadas ao combate à violência nas escolas, a prefeitura, através das secretarias de Educação e da Secretaria de Segurança Pública, está realizando a doação de sete kits educacionais a seis escolas que fazem parte do Território da Paz.
Cada kit contém 20 cartilhas que tratam através de diferentes abordagens o tema bullying. Segundo a secretária de Educação em exercício, Ana Paula Valério, estes kits são mais uma ferramenta de ensino que poderá ser utilizada na prevenção à violência. “O bullying é uma prática que não pode encontrar nas nossas escolas oxigênio para sobreviver. Nós devemos sempre enaltecer o respeito e a educação entre as pessoas, por isso é tão gratificante para a SME poder trabalhar isto junto às escolas”, ressalta.
Segundo a Psicóloga da SME, Vanessa Ilha, trabalhar a educação e a prevenção é sempre muito importante. “Esta fase que a criança está do Ensino Fundamental é a fase em que ela mais tem condições de aprender, dos 3 aos 10 anos é a fase em que a personalidade da criança está em formação, e esse é também o motivo pelo qual a Secretaria de Educação pensa tanto na Educação Infantil”, explica. Vanessa ressalta que desde que a prefeitura começou a investir na prevenção à violência nas escolas, a diferença já vem sendo notada. Este aspecto também é percebido pela Secretária de Segurança Pública, Estelita Salton, que acredita que as limitações morais devem partir dos pais, mas que a escola também precisa ter um cuidado com algumas questões de educação. “É neste sentido que se insere o poder público e esta política de ação contra o bullying, porque por mais que as crianças tenham de aprender o certo e o errado em casa, a escola também é responsável por elas enquanto estiverem no ambiente escolar, sendo que um ambiente escolar saudável é o que vai possibilitar que elas tenham um desenvolvimento ainda melhor”, afirma.