Glenda Mendes/ON
Há 16 anos seu Aldino deixou de ser empregado e criou seu próprio negócio, uma fábrica de móveis sob medida. O ofício de marceneiro, que aprendeu cedo e aprimorou durante toda sua vida profissional, ele ensinou para os filhos, que desde pequenos foram aprendendo a fabricar móveis. Foi assim que quando criou sua própria fábrica, os filhos já conheciam o trabalho. Depois da aposentadoria, foram eles que assumiram a fábrica e seguem no negócio da família.
A evolução da profissão, que aliou novo maquinário e novos materiais, foi acompanhada por Leandro e Renato, que encontraram na Construmóveis um ótimo local para apresentar seus móveis. Este ano, fizeram questão de novamente montarem seu estande, no qual, todos os dias, a mãe deles, dona Norma Venturini Badaloti, atende os consumidores. Porém, entre uma visita e outra, ela não perde tempo no crochê, mas faz questão de contar a história da família: “meu marido sempre trabalhou como marceneiro e ensinou isso para nossos filhos. Ele começou trabalhando nas fábricas que existiam em Passo Fundo. Foi aprendendo e se aprimorando, até que montou a própria fábrica, que fica lá no bairro Santa Marta”, conta.
Conforme dona Norma, casada há 45 anos com seu Aldino, mesmo aposentado, ele sempre procura acompanhar o trabalho dos filhos. “Hoje a fábrica tem 16 funcionários e muitas máquinas, diferente do tempo dele, mas sempre que pode, ele vai na fábrica para conferir o trabalho”, comenta. No estande que ela cuida durante o dia na feira está uma pequena amostra do que é produzido pelos filhos. “No sábado, que foi o primeiro dia, meus filhos já tiveram seis agendamentos de visitas. Está muito boa a procura, eles estão muito contentes com a feira”, comemora.