Urnas que sofrerão auditoria serão sorteadas no sábado

Processo de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas acontece desde 2002 no RS

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O TRE-RS (rua Duque de Caxias, 350), em Porto Alegre, realiza neste momento o sorteio das urnas que farão parte da Votação Paralela. O processo de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas, que acontece desde 2002, é organizado por uma comissão - presidida pelo juiz do Pleno do TRE, Artur dos Santos e Almeida - e conta com a participação de partidos políticos, Ministério Público Eleitoral e entidades representativas da sociedade.

Serão sorteadas três seções eleitorais do Estado - sendo uma da Capital - que terão suas urnas recolhidas e lacradas. Os Cartórios Eleitorais providenciarão sua substituição, para possibilitar que os eleitores dessas três seções possam votar normalmente. 

Em reunião ocorrida no dia 27 de setembro foram distribuídas cédulas de votação e listas de candidatos aos representantes para que, no dia e horário do pleito oficial, seja realizada uma votação simulada. Entre outros procedimentos, as telas das três urnas eletrônicas serão filmadas permanentemente, com o objetivo de conferir se o voto dado será realmente o voto apurado. 

Neste ano, a Votação Paralela acontecerá no Palácio da Justiça, Centro de Porto Alegre.

ASCOM/TRE-RS

Gostou? Compartilhe