No auditório ocupado por familiares e responsáveis, bandeiras que representam algumas das etnias formadoras da região norte do Rio Grande do Sul eram levadas, nas mãos, por estudantes, no desfile da Mostra das Etnias. Realizada pelas turmas de 3º Ano, motivada pelo estudo do município - conteúdo programático do segmento- a atividade foi o ponto alto de uma pesquisa pelas raízes da cidade e da região, a partir da origem das famílias dos próprios estudantes.
Objetos antigos, guardados há gerações pelas famílias dos estudantes, fotos, documentos e pesquisas bibliográficas foram expostos durante toda a tarde da sexta-feira (30) para os demais educandos e familiares que visitavam a instituição de ensino. Artefatos curiosos como equipamentos para cultivo do solo trazidas pelos imigrantes italianos e colares indígenas chamaram a atenção dos visitantes, que também puderam saborear pratos típicos das etnias expostas.
Além da exposição e da degustação, os visitantes da Mostra das Etnias da Escola Menino Jesus Notre Dame assistiram a uma homenagem aos povos formadores do Rio Grande do Sul. Os povos italiano, alemão, português, espanhol, polonês, francês e angolano foram celebrados através do desfile e de breve apresentação de seus usos e costumes tradicionais e sua contribuição para a formação étnica da região. Através de danças típicas italiana, alemã e angolana, ensaiadas pela educadora do curso livre de Dança Moderna da escola, Heloísa Simoni, todos os povos representados foram homenageados.
Mostra evidencia as raízes étnicas do município
· 1 min de leitura